Seiasc abre inscrições para concurso cultural 80 anos de João Gilerto

 

A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) abriu nesta terça-feira (31) inscrições para o concurso cultural sobre a vida e a obra de João Gilberto. Os trabalhos inscritos serão julgados em três categorias, podendo participar estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. O primeiro colocado de cada categoria ganhará um computador modelo notebook ofertado pela Seiasc. O concurso faz parte da programação oficial do projeto “Juazeiro homenageia os 80 anos de João Gilberto”, idealizado pelo músico e produtor Maurício Dias com realização da Prefeitura de Juazeiro. A primeira etapa do projeto acontecerá nos próximos dias 09 e 10 e contará com apresentações musicais de João Bosco, da cantora paulistana Regina Benedetti e de artistas juazeirenses, além de aula-show e oficina de harmonização musical ministrada pelo maestro Aderbal Duarte.


As inscrições do concurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 08 de Junho, das 08h às 17h, no prédio da Seiasc, localizado ao lado da Catedral.

Poderão participar:
– Estudantes do ensino fundamental
– Estudantes do ensino do ensino médio
– Estudantes universitários

 

O regulamento é simples:
– Os trabalhos deverão ser feitos em papel A1 (cartolina) ou material compatível, contendo textos, fotos e ilustrações de João Gilberto.
– Um júri escolherá os 50 melhores que participarão de uma exposição pública. – Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com Notebooks.

Sobre João Gilberto
Nos final dos anos 50, João Gilberto criou um estilo revolucionário de tocar e de cantar, cheio de harmonias complexas, mudando completamente a música brasileira. A “bossa nova” é considerada em todo mundo como o maior e mais importante movimento musical brasileiro, que chegou a influenciar grandes lendas do Jazz americano.

O artista de Juazeiro foi o que mais recebeu prêmios internacionais, como o “Grammy”, uma espécie de “Oscar” da música, oferecido pela Academia Americana de Música. O seu disco – LP de estreia nos EUA, com o saxofonista Stan Getz, vendeu mais de 1 milhão de cópias somente em solo americano. Em 2003, João Gilberto foi aplaudido por mais de 15 minutos por uma platéia de mais de 25 mil estudantes universitários do Japão.

Fontes de pesquisa para o concurso

Na internet, no site de buscas Google existem mais milhares de páginas com informações sobre João Gilberto. Os livros “Chega de Saudade”, de Ruy Castro, “João Gilberto”, de Zuza Homem de Mello, “Balanço da Bossa”, de Haroldo de Campos, e “Noites tropicais”, de Nelson Motta, são os mais indicados.

 

 

Ascom/PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *