A oficina ocorre nestes dias 03, 04, 10 e 11 de abril, das 14h30 às 17h30, com o objetivo de fortalecer a articulação e o monitoramento das ações em prol da conservação desses importantes agentes da biodiversidade.
O Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores (PAN) visa reduzir o risco de extinção desses animais, essenciais para a biodiversidade e a segurança alimentar. Polinizadores transferem pólen entre flores, possibilitando a formação de frutos e sementes.
As ações do PAN envolvem a conservação de habitats, controle de espécies invasoras e definição de áreas prioritárias. Entre as estratégias estão o apoio à agricultura diversificada, restauração de áreas verdes, monitoramento, regulação de pesticidas, manejo de pragas e avaliação dos impactos de sementes transgênicas e polinizadores manejados.
A pesquisadora do Cemafauna, bióloga e professora Aline Andrade, é articuladora regional do PAN e atua diretamente no desenvolvimento de estudos sobre ecologia comportamental, aplicada e da conservação de abelhas na Caatinga.