Reunião promovida pelo DNIT tratou das intervenções viárias previstas na Travessia Urbana da cidade e contou com a presença da Inspetoria local do Conselho
Na última quinta-feira (03), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou o estudo de tráfego referente às obras da Travessia Urbana de Juazeiro, o qual contou com a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), através da sua Inspetoria local.
O superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, destacou que o estudo tem como objetivo subsidiar tecnicamente as decisões relacionadas às mudanças no trânsito durante as intervenções previstas na área de construção do viaduto Obra de Arte Especial (OAE) 01, estrutura que ligará a Ponte Presidente Dutra ao supermercado Assaí. Segundo Alcântara, as informações estratégicas levantadas permitirão o planejamento adequado das alterações na mobilidade urbana, garantindo fluidez e segurança viária.
O inspetor-chefe de Juazeiro, eng. agrônomo Sérgio Wasconcelos, representou o Crea-BA e aproveitou a oportunidade para dialogar com o engenheiro responsável pela obra, João Felipe Diniz, da Construtora Luiz Costa (CLC). Na ocasião, foi abordada uma denúncia sobre possíveis falhas estruturais na edificação. O profissional esclareceu que os projetos já foram encaminhados para análise de um projetista estrutural e que o parecer técnico será amplamente divulgado à sociedade por meio dos canais de comunicação.
Já o inspetor titular e eng. civil Paulo Leonardo Passos Silva reforçou a importância da atuação do Conselho em obras de grande porte. “O papel do Crea é fiscalizar o exercício da profissão. Em uma obra desse porte, nossa presença é fundamental para verificar se a empresa está regular, se os profissionais envolvidos têm as atribuições necessárias e se estão devidamente habilitados para a função”, afirmou.
As inspetoras, eng. de minas Denise Ágatha Rodrigues e eng. florestal Mariana Nogueira, também participaram da reunião. O Conselho reforça seu compromisso com a fiscalização e o acompanhamento técnico de obras de grande impacto para a sociedade baiana.