PETIÇÃO PÚBLICA PEDE NOMEAÇÃO DO REITOR ELEITO DO IF SERTÃO-PE

IF-Sertão/Petrolina
IF-Sertão/Petrolina

Um grupo de manifestantes publicou na internet um abaixo-assinado pedindo ao ministro da educação, Aloízio Mercadante, Providências quanto a nomeação do Pleito Eleitoral do IF Sertão – PE.

“Nós abaixo assinados servidores, alunos e comunidade em geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE, vimos através deste expediente solicitar, em caráter de urgência, providências a respeito do pleito eleitoral para Reitor e Diretor Geral que aconteceu em dezembro de 2012, cujo resultado foi devidamente homologado em 07 de dezembro de 2012 (perfazendo cinco meses em 07 de maio 2013) pelo Conselho Superior do IF Sertão – PE (Órgão máximo da instituição)”, diz o texto.

O mandato do atual reitor do IF Sertão-Pe encerrou-se , por lei, em 09 de janeiro de 2013. Contudo, o Ministério da Educação emitiu uma portaria ( Diário Oficial da União, Seção 02, pág. 09, de 31 de dezembro de 2012), sem data de finalização, o nomeando como Reitor Pro tempore, situação em que não há votação e sim indicação. Assim, o primeiro Reitor eleito pela comunidade acadêmica do IF Sertão-Pe e atual Diretor Geral do Campus Petrolina, Artidônio Araújo, não tem previsão de quando assumirá o cargo.

Segundo o texto da petição pública a iniciativa se justifica pelo fato de que a vontade da comunidade do IF Sertão-PE não está sendo respeitada. “A falta de respeito com relação ao pleito, democraticamente realizado em nossa instituição, leva a incertezas quanto à importância dos regulamentos e procedimentos adotados pela Rede dos Institutos Federais e coloca em cheque os espaços colegiados de disputa democrática construídos por toda comunidade acadêmica e sempre respeitados pelo Ministério da Educação. Além disso, as ações planejadas pela nova gestão estão impossibilitadas de serem realizadas ao prazer da morosidade da aceitação do óbvio e certo: A vontade da comunidade do IF Sertão-PE”. Em três dias a ação já registrou quase 500 assinaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *