A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, encerra 2024 com importantes avanços e reconhecimentos, reafirmando seu compromisso com a excelência educacional. O município segue no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Pernambuco, destacando-se entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.
Com médias superiores às do estado, Petrolina se consolida como modelo de educação pública de qualidade. A cidade brilhou internacionalmente, quando seis estudantes da Escola Municipal Santa Terezinha representaram a cidade em Cascais, Portugal, na cerimônia do Plural Youth Vídeo Festival, promovido pela ONU, celebrando o talento e a dedicação dos alunos e professores da rede municipal.
No cenário estadual, Petrolina consolidou sua liderança ao ser premiada mais uma vez no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O município também conquistou o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, concedido pelo MEC, em reconhecimento às políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. Além disso, Petrolina se destacou como a cidade que mais oferta vagas em creche em tempo integral e a que tem a maior cobertura de pré-escola entre as grandes cidades do Brasil, conforme dados da Macroplan.
O ano também foi marcado por investimentos em infraestrutura educacional. A prefeitura implantou 10 subestações elétricas para climatizar as salas de aula, atingindo 92% das unidades climatizadas, com exceção das que estão em reforma ou aguardam intervenções da Neoenergia Pernambuco.
Além disso, importantes entregas fortaleceram a rede educacional, com destaque para as novas escolas em tempo integral, como a Escola Albertina Gomes da Cruz, no Jardim Guararapes; a Nova Petrolina; a Escola Lívia Cléa Viana Coelho, no Antônio Cassimiro; a Escola Izanice Nascimento Santos Sol Posto, no Jardim Petrópolis; a Escola Edivaldo José de Araújo, na Área 19, no Maria Tereza; e a Escola Ana das Carrancas, no Jardim Imperial.
Na Educação Infantil, o programa Nova Semente foi ampliado com a inauguração de novas unidades, como o Universo das Cores, no Terras do Sul; Reino Encantado, na Vila Eulália; Alberto José Grajaú, no João de Deus; Algodão Doce, no Antônio Cassimiro; e Carmina Pereira Bringel, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Núcleo, Núcelo 10.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes destaca que, com tantas conquistas, 2024 ficará marcado como um ano histórico para a educação em Petrolina. O município segue investindo no futuro de seus cidadãos, reafirmando sua posição como líder em qualidade educacional em Pernambuco e no Brasil.