Estimular a cultura ESG (Ambiental, Social e de Governança) e transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais saudável e produtivo. Com esse objetivo, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizou, na última semana de novembro, uma palestra inédita sobre o tema.
Mais de 40 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no Auditório do HU-Univasf e foi direcionado aos empregados públicos, gestores, estudantes e colaboradores da instituição, colaboradores terceirizados que prestam serviços ao HU e representantes da sociedade civil organizada.
Intitulada “A Importância da Cultura ESG (Ambiental, Social, Governança) na Qualidade de Vida de Trabalhadores da Saúde”, a palestra foi ministrada pela coordenadora adjunta da Câmara Temática 1 da Capes e docente na Univasf, Márcia Bento Moreira.
Foram apresentados casos práticos de iniciativas ESG e os benefícios dessa cultura para a saúde mental e física dos trabalhadores como forma de demonstrar que a adoção das práticas ESG pode não só melhorar as condições de trabalho, mas também enriquecer a vida dos trabalhadores e da comunidade ao estabelecer um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar.
“O projeto do HU-Univasf é inovador ao integrar práticas de ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) à gestão hospitalar do SUS, promovendo sustentabilidade e inovação. Em parceria com laboratórios e programas de pós-graduação, busca reduzir desperdícios e aumentar a conscientização sobre consumo responsável e saúde ambiental”, disse a chefe do Setor de Administração, Sileide Dias.
Durante o encontro, diversas atividades foram realizadas, destacando-se a construção de um painel interativo que reuniu propostas de intervenção para o HU-Univasf com a participação da governança do hospital. Ao final, houve uma apresentação das propostas e uma votação para selecionar a mais relevante, que resultou na escolha da realização de uma feira de produtos orgânicos. Essa iniciativa também visa promover ações de saúde para a comunidade e os profissionais do hospital.
A palestra “A Importância da Cultura ESG (Ambiental, Social, Governança) na Qualidade de Vida de Trabalhadores da Saúde” é a ação inicial do projeto “Semente do Amanhã”, que visa implementar a gestão socioambiental (ASG) no hospital em alinhamento com o Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2024 a 2028.
ESG
A cultura ESG (do inglês Environmental, Social, and Governance) é um conjunto de valores e práticas que guiam empresas e organizações a atuar de forma sustentável, responsável e ética. Trata-se de integrar os fatores ambientais, sociais e de governança nas estratégias, operações e decisões corporativas.
“O objetivo é tornar o Hospital Universitário da Univasf um modelo sustentável e eficiente sustentado por três pilares: proteção ambiental, responsabilidade social e governança”, explicou Sileide Dias.
Para isso, a instituição conta com iniciativas como três projetos: “Sou Verde e Vivo” para conscientização ecológica, “Sua Saúde Vale +” para promover a saúde comunitária e “Sou Agente de Transformação”.