Diante de um quadro alarmante de violência em Petrolina, o prefeito do município, Simão Durando, se reuniu com autoridades do setor de segurança nessa terça-feira, 29, para avaliar medidas que possam garantir a tranquilidade dos petrolinenses e visitantes. Participaram da reunião, representantes das polícias Civil e Militar, do 2° Batalhão Integrado Especializado (2° BIEsp), da Secretaria Municipal de Segurança e da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA).
No decorrer do encontro foram discutidos dados acerca da criminalidade, sobretudo em áreas onde têm sido registrados crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas e homicídios. Simão anunciou a compra de 70 novas câmeras de monitoramento, que serão instaladas em pontos estratégicos, incluindo a entrada e saída da cidade.
Outras ações definidas são o aumento de rondas policiais, o reforço da iluminação pública em áreas estratégicas e a ampliação da atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), principalmente nos bairros e regiões mais afastadas do Centro. O foco é reagir à criminalidade e desenvolver ações preventivas que possam evitar os crimes.