As aventuras aquáticas do espetáculo de dança para crianças “Debaixo D’Água” chegaram ao Centro de Cultura João Gilberto para mais uma temporada. A obra integra a programação de outubro do projeto de mediação cultural “Primeiros Passos” que, nesse mês dedicado às crianças, recebe alunos de escolas públicas de Juazeiro (BA).
Durante a visita, além de assistir o espetáculo, as crianças são guiadas a explorar o espaço cultural, participam de atividades lúdicas e recebem material educativo. Lara Lavínia Machado Bonfim, 11, participou das atividades com o grupo do Cras Quidé e disse que achou muito bom. “Gosto de todo tipo de peça. Hoje, gostei muito do polvo e das sereias”.
A educadora social Ana Carina Dantas Guedes, 45, que acompanhou as crianças, reforçou a importância de projetos que levam o público da periferia para os espaços culturais. “Foi um espetáculo brilhante, realmente encantador. É bastante criativo e com informação. Está fazendo com que eles conheçam o espaço e tomem posse de cultura, possam ter mais oportunidades de estar aqui vivenciando”.
O projeto do Coletivo Trippé realiza ações no Centro de Cultura João Gilberto desde julho, apresentando diversas obras de seu repertório. Também já foram atendidas pessoas idosas que residem em lares de acolhimento, crianças de projetos sociais e jovens das escolas públicas estaduais. Além dos espetáculos, o coletivo oferece duas turmas de iniciação à dança de forma regular no espaço, uma para crianças e outra para jovens e adultos, sempre às segundas e quartas.
Primeiros Passos no Centro de Cultura João Gilberto:
O Primeiros Passos é a plataforma de mediação cultural do Coletivo Trippé, que busca realizar pontes entre dança e novos públicos na região, oferecendo espetáculos e outras atividades. Desde sua primeira edição em 2017, estima-se que mais de 8 mil participantes passaram pelo projeto, principalmente estudantes de escolas da rede pública de ensino e pessoas atendidas por instituições sociais.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Sobre o coletivo:
O Coletivo Trippé é um espaço que une desejos em comum, vontade de ser cena e afetividade entre corpos. Criado em 2011 com a união de novos criadores do forte movimento que transborda na ribeira do São Francisco, além de espetáculos, também vem investindo em projetos de pesquisa, produção de mostras e experimentações nas áreas de intervenções e performances.