Na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em Petrolina estudantes transformam conhecimento em prática

A 13ª edição da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está proporcionando uma rica experiência de aprendizado para mais de 500 alunos.
O evento, que tem a parceria do IF Sertão e Universidade de Pernambuco (UPE), começou nessa quarta-feira (16) e segue até esta sexta-feira (18), atraindo a atenção e o entusiasmo da comunidade escolar. Durante os três dias de programação, os estudantes estão imersos em oficinas práticas que abrangem diversas áreas do conhecimento, desde ciências exatas até a valorização do meio ambiente. As atividades são projetadas para estimular a curiosidade e o pensamento crítico, permitindo que os alunos aprendam de maneira divertida e envolvente.
Entre as oficinas mais populares, destacam-se “A Luz da Ciência na Química e na Física”, “Construção e Lançamento de Foguetes” e “Labirinto Elétrico”.
Os alunos têm a oportunidade de vivenciar conceitos científicos de forma prática, o que tem gerado um forte engajamento nas atividades. Além disso, oficinas voltadas para a preservação ambiental, como “Pintura da Flora Nativa da Caatinga” e “Geleia de Frutas da Caatinga”, ressaltam a importância da biodiversidade local. Os estudantes também participaram de ações de incentivo e consciência ecológica.
Durante a oficina de panificação, os jovens aprenderam sobre os processos de fermentação, medição de ingredientes e técnicas de preparo de pães. “Foi incrível ver como a química está presente na panificação. Eu nunca tinha pensado nisso antes. Além de aprender a fazer pão, nós também entendemos a importância dos ingredientes e como eles se transformam. Isso faz a gente valorizar mais o que consumimos”, destacou a estudante da Escola Municipal Jacob Ferreira, Lara Vitória de Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *