Os Correios anunciaram na quinta-feira (3) que as provas do novo concurso com 3.468 vagas serão realizadas no dia 15 de dezembro. Ainda não há data para a abertura das inscrições, mas elas deverão ser feitas neste link.
Do total de vagas, 3.099 são destinada para o cargo de agente de Correios, que exige ensino médio, e 369 para o de analista de Correios, de nível superior. Os salários oferecidos são de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente. Há ainda cadastro de reserva com 5.344 postos.
Segundo a estatal, as provas estão previstas para serem aplicadas em todas as regiões do país, incluindo todas as capitais, abrangendo um total de 306 localidades.
O concurso deverá destinar 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, segundo o presidente do órgão, Fabiano Silva dos Santos.
“A equidade de raça está entre as prioridades da nossa gestão, em alinhamento às diretrizes do governo do presidente Lula. Com a reserva de vagas para grupos historicamente minorizados, estamos criando oportunidades para que iniciem uma carreira sólida nos Correios, uma das empresas mais admiradas do Brasil, e contribuímos para o avanço da justiça social em nosso país”, disse.
A realização do novo concurso foi um dos compromissos firmados com a categoria para encerrar a greve realizada em agosto, com duração de 16 dias.
Fonte: Folha de . Paulo