Objetivo do evento é apresentar o Circuito Agro e o Plano Safra à comunidade agrícola da região
Com apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura da Bahia (Fetag-BA), Central dos Trabalhadores da Agricultura (Contag-BA), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), o Sebrae promoveu encontro regional com dirigentes de sindicatos para apresentar o Circuito Agro e o Plano Safra 2024.
Edlan Amaral, analista técnico do Sebrae em Juazeiro, reforça a importância do encontro, afirmando que “Grandes resultados são alcançados de forma conjunta, através de parcerias estratégicas. O encontro foi altamente produtivo, sendo um espaço para discussão e compreensão sobre o papel do Sebrae e uma maior aproximação institucional”.
Por fim, conclui Amaral, “Agradecemos aos parceiros que abrilhantaram o encontro, reafirmando o compromisso do Sebrae no apoio ao homem e a mulher do campo, com o propósito de, efetivamente, gerar impacto positivo nos pequenos negócios rurais, a fim de que eles possam ter uma melhor gestão do empreendimento rural através do despertar da consciência empreendedora para aumentar o seu faturamento”.
O evento aconteceu na sede da instituição em Juazeiro e, além de representantes dos órgãos apoiadores, contou com a presença de produtores rurais de Casa Nova, Canudos, Curaçá, Euclides da Cunha, Sobradinho e de Juazeiro, município sede.
O gerente do BNB em Juazeiro, Hugo Santiago, avaliou como positiva a iniciativa do Sebrae por reunir entidades e produtores que representam o mais importante segmento da economia da região. “O BNB se junta a todas as entidades parceiras e à comunidade para fomentar a agricultura familiar, buscando a melhoria da vida da população. Esse é o nosso papel, levar o crédito sustentável, orientado e produtivo. Assim, conseguimos atender as demandas do setor”.
O assessor de políticas agrícolas da Fetag-BA, Marcos Vanderlei, considera o encontro de suma importância para o movimento sindical não só da região, mas de toda a Bahia, por integrar as ações do BNB para o setor. “As ações de qualificação e discussão dos benefícios do Plano Safra trazem boas perspectivas para a qualidade de vida dos produtores da agricultura familiar”.
Laércio Malaquias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Canudos, salienta o apoio do Sebrae e demais parceiros no propósito de trazer conhecimento para o produtor empreender melhor. “Ações dessa magnitude são importantes para o homem e a mulher do campo, porque mostram a importância do campo para a cidade, e fortalecem cada vez mais nossas entidades representativas junto às comunidades do polo produtivo do Vale do São Francisco”.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Juazeiro (STTRs), Agnaldo Meira acredita que “a junção do Sebrae, representando o Sistema S, com o BNB, Fetag e os sindicatos locais, potencializa e valoriza a agricultura familiar, responsável por mais de 70% do que consumimos no Brasil”. Ele ainda acrescenta “acredito que saímos dessa reunião mais unidos para consolidar o nosso trabalho”.
Edlan Amaral, analista técnico do Sebrae em Juazeiro, reforça a importância do encontro. “Grandes resultados são alcançados de forma conjunta e através de parcerias estratégicas. O encontro foi altamente produtivo, sendo um espaço para discussão e compreensão sobre o papel do Sebrae e uma maior aproximação institucional”.
“Agradecemos aos parceiros que abrilhantaram o encontro, reafirmando o compromisso do Sebrae no apoio ao homem e a mulher do campo, com o propósito de, efetivamente, gerar impacto positivo nos pequenos negócios rurais, a fim de que eles possam ter uma melhor gestão do empreendimento rural através do despertar da consciência empreendedora para aumentar o seu faturamento”, concluiu.
Por Carlos Humberto para ML Comunicação