DIA “D” DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM JUAZEIRO FOI PROMOVIDO COM SUCESSO

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e alguns postos volantes funcionaram durante todo o dia no último sábado (20) para receberem a população na realização do Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a gripe. Durante a primeira semana da campanha – marcada para ser encerrada nesta sexta (26) – uma média de 6 mil pessoas já vacinadas.

A Secretaria da Saúde montou um esquema especial para atender o público alvo da mobilização, mantendo além dos postos de saúde abertos, no interior e sede, postos volantes situados na praça da Misericórdia, ilhas do município ( parceria com a Marinha), nos supermercados G Barbosa, do bairro Santo Antônio, Oliveira e no Atacadão.

O aposentado e italiano, Nicola Rutigliano, 60 anos, que reside no município há 2 anos, agradeceu a iniciativa da prefeitura e aproveitou para se proteger da gripe na praça da misericórdia. “A vacina é muito importante porque nos mantêm protegidos de doenças. Aqui é uma cidade quente, onde podemos contrair muitos vírus e bactérias. Eu gosto de me prevenir, pois além de ser um idoso, tenho também hipertensão e diabetes”, afirmou.

“Graças a Deus não tenho doença e não quero pegar”, disse o morador do bairro João Paulo II e trabalhador rural de 63 anos, José Leôncio da Silva. Quem também não esqueceu de se vacinar foi a aposentada Germana da Cruz, 68 anos. “Antes eu vivia gripada e agora só tenho uns resfriados leves porque todo ano me protejo da gripe”, comentou.

A gestante de 6 meses, Raimunda dos Santos, 27 anos, não perdeu tempo, aproveitou as compras para dar uma parada na praça para receber a vacina. “Gosto de me cuidar. Sempre vou ao posto de saúde do meu bairro. Este é meu terceiro filho e ficar imune é importante. Preciso cuidar de mim e do meu bebê”, contou.

Durante o Dia “D”, a Secretaria de Saúde aproveitou ainda para chamar a atenção da comunidade para as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) com a distribuição de preservativos e com a presença lúdica da equipe do NECOM.

Os serviços de aferição de pressão e maquiagem, através da parceria da prefeitura com o Instituto Embeleze, também foram ofertados para a população na praça da Misericórdia.

A aposentada Maria de Lourdes Menezes, 67 anos, recebeu a vacina e aproveitou para aferir a pressão. “Eu procuro sempre as unidades para receber as vacinas necessárias. Protejo-me da gripe, do tétano, da febre amarela, enfim, evitar doenças e cuidar da saúde é muito importante para termos uma vida sadia e tranquila”, opinou.

Públicoalvo e meta da Campanha de Vacinação em Juazeiro

A campanha tem como públicoalvo este ano: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas.

A meta em Juazeiro é vacinar 80% do público alvo da ação (28 mil pessoas), sendo 6 mil crianças dentro da faixa etária exigida, 4 mil trabalhadores de saúde, 4 mil gestantes e mulheres no período pós- parto e 14 mil idosos.

Com relação ao número de doentes crônicos, o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, comunica que como existe uma variedade de doenças, a Secretaria da Saúde não tem como precisar um número exato e reforça o convite à comunidade para a necessidade de receber a vacina.

“É importante que a população se dirija aos postos de saúde. Nessa primeira semana, poucas pessoas foram imunizadas e a vacina contra gripe reduz as complicações causadas pela doença, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *