Novos anúncios de combate à seca em Pernambuco

Por Amanda Seabra/ Folha de Pernambuco

blogqspranilson (3)O governador e presidenciável, Eduardo Campos (PSB), se prepara para fazer novos anúncios de combate à seca em Pernambuco. Desta vez, as ações deverão ser mais estruturadoras, voltadas para infraestrutura hídrica do Estado.

A previsão é de que as medidas sejam reveladas pelo governador já no início de maio. Porém, de acordo com o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, as ações ainda serão discutidas com o governador na próxima quinta-feira. Segundo ele, o gestor pediu para que fosse feito um levantamento dos programas e ações estruturadoras que estão em andamento em Pernambuco e identificação do que pode ser acelerado ou ampliado.

“Um dos exemplos é o programa ‘Água para Todos’ que é executado em parceria com o Governo Federal e tem investimentos na ordem de R$ 250 milhões. Há também o programa de cisternas, que o governador pretende universalizar, ou seja, fazer com que cada família tenha a sua própria cisterna. Atualmente nós já temos 120 mil cisternas e estamos implantando mais 30 mil. Para atingir a meta, nós ainda precisamos de mais 40 mil cisternas, o que deve ser feito até o fim da gestão de Eduardo. Enfim, nós vamos apresentar os números ao governador na quinta-feira para ele analisar o que vai ser possível adiantar”, explicou Ranilson Ramos, secretário de agricultura de Pernambuco.

Este será o segundo anúncio de investimentos de Eduardo Campos voltado para os municípios que sofrem com a seca em Pernambuco. O primeiro foi o pacote de mais de R$ 200 milhões para socorrer as cidades que também foram prejudicadas com a redução das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a medida do Governo do Estado, os municípios receberiam o valor referente a uma parcela a mais do FPM sem burocracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *