Direto de Sobradinho

 

Alunos do colégio municipal 24 de fevereiro recebem palestras educativas


Para fortalecer ações de combate ao mosquito transmissor da doença e a prevenção em saúde pública no município, agentes de endemias e coordenadores da vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Sobradinho, realizaram palestras educativas na  última sexta-feira (20), direcionada aos alunos do ensino médio, da faixa etária entre 08 a 15 anos de idade no Colégio Municipal 24 de fevereiro.


O objetivo foi orientar os alunos como prevenir o mosquito da dengue, controle da alimentação dentro de casa e os cuidados com o meio ambiente na questão do lixo e a contaminação da água. “Estamos alertando as crianças, jovens e a população sobre os cuidados que devem ser observados em casa e no ambiente de trabalho”, disse o coordenador da vigilância sanitária do município, Clésio Luiz.


Durante as palestras houve exibição de vídeo e distribuição de panfletos, além disso, enfermeiras do município falaram sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST). A secretária de Saúde, Nadja Maria diz que o prefeito Genilson Silva (PT) comprometido com a melhoria dos indicadores de saúde, não tem medido esforços para que o município de Sobradinho seja modelo de sucesso no combate a esses agravos.



 

Ascom Sobradinho

Foto: Laudelino Alves

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Sobradinho

 

 Cidade  realizou a 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos

 


 A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos realizou ontem (10), a 1ª Oficina Socioambiental de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Estadual Jorge Khoury e contou com a participação dos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Sobradinho (SEMAT), Secretaria de Agricultura (SEAGRI), Secretaria de Infra-Estrutura e Serviços Públicos (SIESP), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), entidades, professores, sindicalistas, comerciantes, dentre outros.

 

O objetivo da oficina é preparar e qualificar os municípios para a construção do Plano Integrado. Para o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Edízio Pinheiro, a realização da oficina no município é de grande importância. “Após todas as discussões teremos resultados de como será feito o trabalho de melhoria da qualidade dos serviços prestados em limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além disso, iremos conhecer os mecanismos do sistema de coleta seletiva”, diz o secretário.  

 

As oficinas estão sendo realizadas nas cidades: Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Casa nova, Juazeiro, Sento – Sé, Sobradinho, Canudos, Uauá e Curaçá. O Engenheiro Agrônomo Ambiental da SEPLAN, Raimundo Passos Coelho diz que o município tem preocupação em discutir e conhecer os mecanismos dos sistemas socioambientais. “Estes assuntos estão sendo cobrado cada vez mais pela sociedade. O Prefeito Genilson Silva está buscando com os órgãos federais programas de gerenciamentos de resíduos sólidos urbano para ser colocados em prática no município”.

 

De acordo com o engenheiro, existem alguns projetos que já estão em andamentos. “Já está em fase final à execução das obras de remediação do lixão, onde o lixão irá receber um novo tratamento e uma nova caracterização na adequação dos resíduos que estão presentes com estrutura, gazes e chorume, só estamos aguardando a licitação. Além disso, iremos ter a unidade de compostagem e triagem que vai servir para o aproveitamento do resíduo orgânico gerado no município e a separação dos materiais. Outro projeto é o ponto de entrega voluntária de lixo que será instalada na sede e ficará a disposição para que a sociedade entregue o seu entulho que por ventura não pode ser colocado no caminhão do lixo”, explica Raimundo.

 

O Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos é resultado de convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Semarh, através da Lei Federal Nº 12.305 – 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Ascom/Sobradinho

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Sobradinho

Prefeitura de Sobradinho comemora Dia das Mães com festa e sorteio de prêmios

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social realizou na tarde deste Domingo (8), uma bonita festa para comemorar o Dia das Mães. A confraternização em homenagem a todas as mães do município aconteceu na Quadra Poliesportiva e contou com entrega de prêmios, além de apresentações teatrais, corais, poesias e música ao vivo.  Estavam presentes ao evento as  mães, o prefeito Genilson Silva (PT), secretários, vereadores e toda a comunidade sobradiense.

 

 

A Secretária de Ação Social, Marizalva Ribeiro falou da importância de celebrar este dia, pois a figura da mãe representa tudo em nossas vidas, ocasião em que agradeceu toda sua equipe pelo empenho em realizar uma festa tão bonita e agradável.O espaço da quadra poliesportiva se mostrou pequeno para o grande número de mães que compareceram ao ato comemorativo. Uma alegria contagiante. Foi esta a impressão demonstrada no decorrer do evento.

 

Durante o evento as mães presentes receberam senhas e participaram dos sorteios que deram prêmios como geladeira, fogão, televisão, tanquinho de lavar roupas, batedeira, prancha de cabelo, ventilador, ferro de passar, entre outros, além de 100 cestas básicas.

 

Na oportunidade, o prefeito Genilson Silva enfatizou a importância do ser “mãe” na vida das pessoas. “Esse é o terceiro ano que realizamos esse evento, queremos despertar na sociedade a relevância do papel da mãe. A mãe é símbolo da vida. Fico feliz em ver as mães nesta comemoração, participando e concorrendo os prêmios, por isso parabéns a todas as mães”.

O prefeito disse ainda que a comemoração e todos os prêmios entregues foram simbólicos e que o maior presente que se pode dar aos sobradienses é o seu comprometimento. “O grande presente tem que estar no coração e na consciência de quem faz administração pública. Renovo o meu compromisso com vocês todas e estou com toda convicção que estamos buscando recursos para melhorar a nossa terra”, afirma o gestor.

Dona Cícera da Silva Pinto, que reside na quadra N20 parabenizou a prefeitura municipal pela realização do evento. “Estou muito feliz e ainda ganhei no sorteio um fogão. Parabéns a todas as mães e em especial a minha, obrigada prefeito por proporcionar momentos como esse”, disse emocionada.

 

Ascom/Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Sobradinho

O CRAS Sobradinho consegue reatar laços Familiares através do Blog

A prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Ação Social e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS conseguiu reatar laços Familiares através do Blog CRAS Sobradinho. Em contato com o CRAS a senhora Joelma, amiga de Maria Aparecida Sousa Santos, obteve informações sobre os familiares que não via há mais de quinze anos, após abandoná-los muito pequenos com os avôs maternos (hoje falecidos).

 

O trabalho foi realizado através das técnicas Marilene Lima (Coordenadora), Neide Sousa (Assistente Social) e Gilvanna Régia Nunes (Psicóloga). Depois de algumas investigações no município a equipe do CRAS conseguiu localizar a filha de dona Maria, Cícera Laiane Souza Santos que emocionada afirmou que já havia procurado por sua mãe há alguns anos e não tinha nenhuma informação. “Estou muito feliz, procurava ela há anos e não tinha nenhuma notícia. Agradeço a equipe do Cras por me proporcionar um momento importante como esse”.

Dona Maria Aparecida hoje reside em Rondonópolis- MT. Ela abandonou os seus filhos quando eram pequenos e foi para outro Estado, em busca de melhor qualidade de vida e nunca mais soube de notícia alguma de seus pais e irmã (falecidos) e de seus dois filhos, Cícera Laiane que reside em Sobradinho com a sua avò paterna e José Ferreira (Netinho) que mora em Salvador.  

 

Ascom/Sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Sobradinho

 

Laboratório de Sobradinho funciona melhor

A Secretária de Saúde de Sobradinho, Nadja Maria dos Santos, diante dos comentários sobre o “fechamento” do laboratório de análises clinicas que atende aos usuários do SUS, esclarece que “não houve fechamento e sim a troca de um prestador de serviço por outro”. A secretária explica que os prestadores contratados não conseguiram acompanhar o crescimento da demanda, não renovaram os equipamentos e por isso mesmo, não aumentaram a oferta de exames a serem realizados em Sobradinho.“O prefeito Genilson busca sempre a excelência dos serviços de atendimento à comunidade e no caso do laboratório foi uma decisão em favor da comunidade”, diz Nadja Santos.


“Há um intervalo entre a retirada dos equipamentos do prestador que sai e a instalação dos equipamentos do EMBRIOLAB, que agora assume os serviços, mas não houve interrupção dos serviços. Continuamos a coletar materiais e, neste período de dias, a enviá-lo para análise em Juazeiro”, completa a secretária.


“O prestador anterior tinha equipamentos com capacidade de atendimento de até 25 pessoas. O novo prestador poderá atender até 50 pacientes”, é o que garante a secretária, voltando a afirmar que a “decisão foi em favor da melhoria do atendimento da população”.

 

Ascom/Sobradinho

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direto de Sobradinho

 Jovens de Sobradinho recebem Certificado de Dispensa de Incorporação da Junta Militar

A Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Junta do Serviço Militar no município, realizou na manhã de sexta-feira (29), a solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar – CDI para 50 jovens que foram dispensados do serviço militar. Estiveram presentes secretários, servidores municipais, lideranças comunitárias e a comunidade em geral. A cerimônia aconteceu em frente ao Paço Municipal e constou de juramento à bandeira nacional e recebimento dos documentos pelos cidadãos jovens. Os dispensados do Serviço Militar inicial são necessários à reserva das Forças Armadas, disponíveis para determinados fins. Na solenidade, o secretário da Junta de Serviço Militar de Sobradinho, Tenisson Bispo destacou a importância do alistamento e da regularização dos cidadãos brasileiros nas Forças Armadas.

 

O prefeito Genilson Silva (PT) saudou os jovens, alertando para a importância do documento que estavam recebendo, já que sem ele não é possível tirar documentos importantes, como passaporte, e prestar concurso público, e mais uma série de limitações. “Fazemos as políticas públicas comprometidas. Temos a Junta Militar no nosso municípo a altura do povo de Sobradinho. O cidadão não precisa mais se deslocar para conseguir o documento, porque aqui mesmo em Sobradinho isso já é possível”. Aproveitou também para destacar que este momento é muito importante na vida dos brasileiros. Vocês são o futuro da cidade, ressaltou o prefeito.

 

Ascom/PMS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com