Assistentes Sociais reafirmam compromisso durante encontro em Petrolina

 

Os profissionais do Serviço Social do pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA se reuniram na última sexta-feira (20), durante o II Encontro de Assistentes Sociais do Vale do São Francisco para uma comemoração em dose tripla. Ocupando praticamente todos os espaços do auditório Dr. Alírio Brandão – sede da Unimed Vale do São Francisco, os assistentes sociais celebraram os 18 anos do Código de Ética e da Lei de Regulamentação Profissional, além do Dia do Assistente Social (15 de maio).

 

Após a abertura oficial, feita pelo representante da diretoria da Unimed VSF, o médico cooperado Ednaldo Torres, o público presente assistiu a uma série de palestras, onde foram evidenciados importantes temas, a exemplo da prática profissional e os desafios do Serviço Social na região.

 

 

O representante do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/PE, Jônatas Soares, enfatizou em sua apresentação as atribuições e competências do assistente social. Ele falou também no livre exercício das atividades inerentes à profissão, aprimoramento profissional continuo e da necessidade de autonomia no exercício da profissão, seja nas atribuições, cargos e funções.

Em seguida, a assistente social Nayanna Leal exemplificou o conceito de responsabilidade social, enumerando os projetos da Unimed Vale do São Francisco, como o Unimed Lar, Saúde Integral e Mamãe Consciente, que já são referências regionais de práticas sociais para uma sociedade sustentável.

O II Encontro de Assistentes Sociais do Vale do São Francisco, também discutiu as políticas e ações realizadas pelo poder municipal de Petrolina. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virginia Carvalho explicou a situação atual da assistência social, mostrando alguns programas, projetos e benefícios conquistados pela população mais necessitada.

Durante o período da manhã, o público ainda conferiu as palestras de Percilene Gonçalves de Sá – assistente social do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, abordando o Serviço Social no Judiciário e Jeane Alves da Silva – assistente social do Hospital Regional em Juazeiro-BA, que falou sobre a prática do Serviço Social em Oncologia. Na última palestra, Carla Theóphilo – assistente social do Hospital Dom Malan/IMIP, fez uma abrangente exposição sobre a prática do Serviço Social na saúde.

O II Encontro de Assistentes Sociais do Vale do São Francisco, uma realização da Unimed Vale do São Francisco em parceria com o CRESS 4ª Região, foi encerrado no final da tarde, com uma mesa redonda sob a coordenação de Soraia Uchôa Cavalcante – doutoranda em Serviço Social/ assistente social do Hospital Oswaldo Cruz e da Prefeitura do Recife – conselheira do CRESS 4ª Região. Abordando o tema “Os Desafios Profissionais Contemporâneos: 18 anos do Código de Ética e da Lei de Regulamentação da Profissão”, os assistentes sociais do Vale do São Francisco reafirmaram os compromissos da categoria, que atualmente conta com cerca de 100 mil profissionais no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social. A profissão, relativamente nova, surgiu no fim da década de 1930, mas só em 1957 foi reconhecida.

 

Clas Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *