Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro participam de avaliação diagnóstica promovida pelo MEC

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Juazeiro estão participando da avaliação diagnóstica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A avaliação, promovida pelo Ministério da Educação e coordenada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), consiste em um levantamento de conhecimentos prévios dos alunos nas áreas de Português e Matemática.

Em Juazeiro, cerca de 16,5 mil estudantes do 1º ao 5º ano realizaram uma avaliação diagnóstica. “Estamos mobilizando todas as escolas da nossa rede para participarem dessa avaliação que será realizada até dia 12 de abril.

Trata-se de um diagnóstico para o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças, particularmente, no sentido da recomposição da aprendizagem, devido ao tempo de isolamento social da covid-19. Além disso, o processo também visa preparar os estudantes para as avaliações externas dos governos estaduais e federais. Um compromisso da Seduc e da gestão Suzana Ramos com uma educação de qualidade”, pontuou o assessor pedagógico da Seduc, Salvador Alexandre.

O diagnóstico vai avaliar a escrita, a leitura, a fluência do leitor e os conhecimentos matemáticos dos estudantes, a partir de dois processos: um teste impresso pela Seduc e aplicado nas unidades de ensino e um aplicativo disponibilizado pela plataforma do MEC, para verificar o nível de leitura dos alunos.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Edineide Reis, explicou como funciona a avaliação. “As crianças são testadas em habilidades específicas de alfabetização, como o reconhecimento de letras, compreensão de textos simples, habilidades de decodificação, entre outras. A novidade do diagnóstico foram as provas de fluência, nas quais os alunos foram avaliados com tempo cronometrado”, explicou o coordenadora, informando que, na unidade escolar, 280 alunos do 2º ao 5º foram avaliados.

Aluna do 5° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Esther Torres da Silva, 10 anos, não sentiu dificuldades para realizar sua prova. “Eu gostei muito da avaliação, porque tinha muito texto nas questões e eu adoro ler. Eu acho que o meu resultado vai ser muito bom, já que eu não tive dificuldade para responder a prova”, disse confiante.

Os resultados das avaliações serão selecionados com base em uma análise detalhada dos dados corrigidos e tabulados. Entre as informações comprovadas, estão dados como forças e fraquezas dos estudantes e padrões de desempenho dos alunos em diferentes regiões do país, entre outros aspectos relevantes.

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O compromisso proposto pelo Ministério da Educação e firmado com os municípios tem como objetivo subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. A expectativa é garantir 100% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, em conformidade com o Plano Municipal de Educação (PME)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *