DIRETO DE LAGOA GRANDE

CIDADE PROMOVE WORKSHOP SOBRE TURISMO VINÍCOLA

blogqsplagoagrande Foto_Farnesio Silva5

Aconteceu, em Lagoa Grande, sábado, o Workshop de Turismo Vínicola: Desafios e Oportunidades para uma Vitivinicultura Forte e Pujante, realizado pela prefeitura com poio das vinícolas da região.

Valdner Ramos, professor da Univasf, abriu as palestras, falando dos problemas estruturais da Rota do Enoturismo e sobre a certificação dos vinhos da região, que dirá a origem do produto para o mercado consumidor.
Com palavras como despeito e falta de compromisso, Gualberto Almeida fez um duro discurso dirigido às autoridades ausentes, a exemplo do Secretário de Turismo do Estado, que sequer dignou-se a enviar um representante a tão importante evento, que reúne diversas cabeças pensantes em prol do desenvolvimento do Enoturismo e da atividade vitivinicola do sertão pernambucano.
O deputado Odacy Amorim, em sua fala, enfatizou que o setor de uva e vinhos da região necessita urgentemente de ações concretas para o desenvolvimento destes segmentos para que não sja inviabilizado no futuro. Lembrou, também da necessidade de se preocupar com o turismo na área de sequeiro, promovendo o turismo rural.
A deputada Isabel Cristina parabenizou a todos pela iniciativa de se promover um workshop de tamanha relevância na busca de  soluções para um setor de enorme importância para o desenvolvimento do Submédio São Francisco.  s Deputada Isabel Cristina Solicitou que “projetos fossem feitos e enviados para os ministérios da Cultura, do Turismo, das Cidades etc, pois recursos há, conforme pude constatar na minha visita a Brasília no início da semana, mas faltam bons projetos”, concluiu.
Diversos representantes de instituições, entidades e empresas se fizeram presentes, a exemplo da Embrapa, Univasf, IF Sertão, Sebrae, Grupo Gestor de Turismo de Petrolina, Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais de Turismo, de Desenvolvimento Econômico e de Administração  (de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó) e agências de viagens.
O workshop foi concluído com a elaboração de um documento a ser entregue à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária-SARA e à Presidência do Departamento de Estadas e Rodagem de Pernambuco-DER-PE, contendo as reivindicações do setor  vitivínicola para implementação do enoturismo.
Foi oferecido um passeio de Catamarã, pela Opção Turismo, aos presentes, que, em seguida, se dirigiram à Vinícola Santa Maria, para o almoço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *