Ensaio

 

Já começou o “pega” pela cadeira de julio Lossio nas próximas eleições

Farnésio Silva

Definitivamente a disputa pelo Palácio Guararapes, sede do governo municipal de Petrolina, já está em efervescência, a exemplo do que também ocorre em Juazeiro, pela disputa do Paço Municipal. Em Petrolina as pedras do jogo já estão em movimento. Vários candidatos a candidatos (alguns declarados outros nem tanto) como o ex-prefeito e deputado estadual, Odacy Amorim (PSB) e o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) já fazem incursões pelos grotões do municipio levando suas ” palavras “, vendendo seus discursos e verdades.

Os outros, aqueles que não assumem que são, mas não verdade são mesmo candidatos a candidatos, em seus discursos usam o antigo e velho chavão de que… “bem se o povo quiser, os amigos ajudarem e o partido aceitar estou pronto pro sacrifício”. Aí pontificam-se nomes como o do Reitor da Univasf, José Weber Freire Macedo (PC doB), que se não assume publicamente que é candidato, deixa fortes sinais de fumaça, de que luta pela indicação do Partido.

Nesse mesmo grupo outro nome que também se destaca é o da deputada estadual Isabel Cristina (PT), uma tendência natural, caso o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria. Isso por que, em política tudo é permitido e tudo pode acontecer. O adversário e/ou o inimigo de ontem pode ser o seu parceiro favorito hoje, em nome de um “projeto politico”. Pelos corredores da política já se comenta com certa virulência o bom relacionamento entre a deputado Cristina e o prefeito Julio Lóssio. Até dizem as boas e más línguas, que “dessa toca pode sair coisa”. Ou seja uma aproximação politica entre o PT e o PMDB em Petrolina, aí leia-se Lossio/Cristina, o que diga-se de passagem será bom pra cidade. Afinal são os dois principais partidos da base aliada do governo Dilma, o que pressupôe-se uma maior independência do prefeito, quanto a orientação de Jarbas Vasconcelos de quem é liderado.

A propósito dessa questão de alinhamento político, outro fato chama atenção. A movimentação do vice-prefeito Domingos Sávio (PSDB), no sentido de construir uma opção para uma candidatura sua em 2012. O que se sente é que a cada dia nota-se uma certa distensão do PSDB, partido do vice prefeito Domingos Sávio, em relação ao PMDB de Julio Lossio. Tudo deixando transparecer que os pontos de convergência que levaram as siglas a patrocinarem a vitória em 2008 já não são os mesmo de agora.

Há até pessoas apostando que Domingos Sávio sonha mesmo é com uma candidatura a prefeito. Em conversa com este blogueiro, disse que é candidato a qualquer cargo nas próximas eleições, e que está a disposição do prefeito para ser novamente candidato a vice, senão será candidato a vereador. Perguntado se seria candidato a prefeito, nem disse que sim nem que não. Mas que será candidato será.

No terceiro grupo de pretendentes aparecem nomes como o do secretário de estado Ranilson Ramos. Dizem ser o trunfo do governador, caso as correntes pessebistas não se entendam. Será o chamado nome de “consenso”,  para apaziguar os ânimos e não facilitar a reeleição de Lossio; outro nome, o do deputado Federal Fernando Filho, tem que ser visto com muito apuro. Afinal de contas papai FBC nunca deixou de sonhar em retomar a prefeitura, desde que seja gente sua na cabeça

O nome do radialista Edenevaldo Alves, surge nessa discussão como o plano B do deputado federal Gonzaga Patriota. Fala-se que se ele, Gonzaga, não conseguir emplacar seu nome no PSB, apoiará Edenevaldo, para que seus fiéis seguidores (eleitores) não fiquem órfãos de candidatura. A disputa no entanto não ficará apenas nesses nomes, outros estão adubando suas pré candidaturas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *