Espaço social vai garantir conforto e segurança para filhos de ambulantes e catadores de recicláveis no Carnaval de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro vai disponibilizar, mais uma vez, o Observatório Social, um espaço destinado a abrigar filhos de ambulantes e catadores de materiais recicláveis que irão trabalhar no Carnaval de Todos 2024. O serviço, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai funcionar de quinta-feira (25) a domingo (28), durante a folia. 

“Criamos esse importante espaço no período de Carnaval e vem dando certo. É muito bom para as famílias que trabalham durante nesse período para garantir uma renda extra, saberem que seus filhos estão sendo bem guardados e cuidados por uma equipe qualificada. Além do apoio a essas crianças, a equipe também trabalha na proteção, cuidados e direitos desse público. Nossa missão durante esses dias de folia será de acolher, acompanhar e manter em segurança esse público”, destacou a prefeita Suzana Ramos.   

Além da acolhida dos filhos desses profissionais, o Observatório Social também vai contar com uma equipe de profissionais técnicos fiscalizando e realizando abordagem, caso alguma criança ou adolescente esteja em alguma situação de risco. Durante o período de Carnaval, duas equipes irão atuar no espaço de acolhida e nas ruas verificando situações de violação e encaminhando as crianças para o acolhimento. A equipe é composta de assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, Vara da Infância e Juventude, entre outros profissionais.     

“A Sedes vai trabalhar com duas equipes de profissionais qualificados. Uma equipe vai atuar dando suporte às crianças nos cuidados que vão do serviço básico como banho, alimentação, brincadeiras lúdicas, cineminha e hora da dormida; e a outra equipe técnica estará no circuito do Carnaval realizando, se necessário, abordagem para ver se alguma criança ou adolescente se encontra em situação de risco pessoal ou social”, enfatizou a secretária de Sedes, Nadja Dias.  

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade realizará o serviço em parceria com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e da Adolescência do município.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *