A Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu os serviços de pavimentação de vias públicas em 25 municípios da região Norte da Bahia. Na execução das obras, foram investidos mais de R$ 12,4 milhões – recursos oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à empresa por meio de emenda parlamentar. A ação foi executada pela Superintendência Regional sediada em Juazeiro (BA).
Os municípios beneficiados foram Adustina, Coração de Maria, Fátima, Iaçú, Inhambupe, Ipecaetá, Ipirá, Itiúba, Iraquara, Lajedinho, Marcionílio Souza, Monte Santo, Mucugê, Nordestina, Nova Soure, Piritiba, Queimadas, Quijingue, Remanso, Ribeira do Amparo, Rio real, Serrolândia, Sítio do Quinto, Teofilândia e Uauá.
A pavimentação foi feita utilizando paralelepípedo de granito. Os serviços realizados contemplaram basicamente a terraplenagem das vias públicas, pavimentação, sinalização viária e serviços complementares, como afixação de placas com nome das ruas e elevação de locais com postos circulares de visita do sistema de esgoto.
Os serviços de pavimentação de vias públicas trazem diversos benefícios para a população. “Entre as vantagens podemos citar a melhoria da qualidade de vida da comunidade, uma vez que a pavimentação diminui a quantidade de poeira, evita o acúmulo de água parada, que é um dos principais vetores de doenças. Além disso, melhora as condições de segurança no tráfego de veículos e pessoas e promove a valorização imobiliária”, ressalta o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho.
A área média de vias pavimentadas nos 25 municípios, incluindo espaços urbanos e rurais, foi estimada em três mil metros quadrados. Ipirá, a cerca de 202 quilômetros de Salvador, foi o município com mais ruas pavimentadas. No total, foram melhoradas 10 vias da sede do município, totalizando mais de 16,5 mil m² de área.
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf