Encerrou na manhã desta quinta-feira (11), com resultados bastante positivos, a primeira edição do “Café com Prosa”.
A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, que tem como objetivo fortalecer a relação da pasta com as equipes gestoras das escolas públicas municipais foi bem avaliada pelos participantes que destacaram o alinhamento da política educacional como principal avanço.
Cinco encontros marcaram a primeira edição do projeto, que reuniu no gabinete do secretário para um café e muito diálogo grupos de aproximadamente 20 gestores por evento. Na pauta questões pedagógicas, administrativas e sugestões, entre outros.
A ação agrega valor ao projeto de democratização da educação, que inclui eleição direta para gestores, fortalecimento dos conselhos escolares e grêmios estudantis, além da autonomia financeira para as escolas.
De acordo com a Diretora Executiva, Lucinete Alves, a intenção é de que novos encontros aconteçam semestralmente. “Nesse novo formato de diálogo a relação da secretaria com os gestores está sendo fortalecida com objetivo comum de melhorar a educação de Juazeiro. Na primeira edição do Café com Prosa levantamos as demandas que nos fornecerão um diagnóstico para as intervenções necessárias. No próximo, iremos avaliar os avanços e traçar novos panoramas. Então, podemos dizer que as perspectivas são bastante positivas para o novo momento”, ressaltou.
O secretário da pasta, Clériston Andrade, demonstrou satisfação no encerramento da primeira etapa. “Nesses cinco encontros pudemos perceber a realidade de cada unidade de ensino e dar respostas mais rápidas às necessidades imediatas. Sempre buscamos essa aproximação, já tentamos outros formatos, mas acreditamos que reunir grupos pequenos para uma conversa mais descontraída e pessoal foi a maneira mais acertada. Daqui para frente é trabalhar para dar as devolutivas e manter o bom relacionamento”, ratificou.
A gestora da 1ª creche do ProInfância inaugurada no município este ano, Iraides Valadares dos Santos, elogiou a iniciativa e afirmou que os educadores se sentiram bastante valorizados. “Foi um momento descontraído, que nos proporcionou sair da rotina e dialogar sobre questões comuns ao ensino. Dividimos nossas angústias, falamos do que está dando certo e saímos daqui com o sentimento de tranquilidade e segurança para continuar nossos trabalhos”, avaliou. A próxima edição do “Café com Prosa” acontecerá no segundo semestre de 2013.