AUDIÊNCIA COM MINISTROS RENDEM AÇÕES PARA O SERTÃO E PETROLINA CONQUISTA PLEITOS, AFIRMA ODACY

Imagem/Ilustrativa
Imagem/Ilustrativa

O primeiro dia de audiências entre os prefeitos petistas pernambucanos e os ministros do Governo Dilma ocorrido nesta terça-feira (9) foi encerrado com uma visita ao Ministério da Saúde.

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, que esteve acompanhando o grupo junto com os colegas Isabel Cristina e Manoel Santos, também petistas, frisou que as conversas foram bastante positivas e que o ministro da Saúdes, Alexandre Padilha se comprometeu em liberar recursos para a construção de UPAs 24hs em pequenos municípios com população de até 50 mil habitantes.

Segundo Odacy, o ministro orientou que cidades menores pudessem de juntar e definir a sede da UPA 24h para atendimento a esses municípios. “Uma ótima notícia para as pequenas cidades que poderão atender melhor as pessoas e desafogar os municípios maiores, qualificando os serviços de saúde nos pequenos municípios”, comemorou o deputado.

Odacy aproveitou a audiência com Padilha para ampliar o repasse de recursos federais destinado ao Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina. Houve a defesa a esse pedido de Odacy com o apoio da deputada Isabel Cristina, do senador Humberto Costa, que foi o responsável pela montagem da agenda dos prefeitos e deputados petistas com os ministros de Dilma em Brasília.

“O senador Humberto reforçou nosso pleito, meu e de Cristina, e foi feita a defesa do apoio ao município com o trabalho que vem sendo conduzido pela Prefeitura de Petrolina e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco no processo de mudanças do Traumas”, acrescentou Odacy Amorim.

Outro momento importante, segundo Odacy, é que atendendo à deputada Isabel Cristina que solicitou o apoio de Padilha para a implantação do Hospital do Câncer em Petrolina, o ministro prometeu liberar um aparelho de radioterapia para o município.

Ainda em Brasília, a comitiva com os 13 prefeitos petistas e os parlamentares pernambucanos, esteve com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Odacy citou que conversa avançou sobre a falta de esclarecimento do projeto das PPPs da irrigação para os pequenos produtores da região do Projeto Pontal em Petrolina. O ministro reconheceu que realmente faltou o diálogo com o pequeno e que mudanças poderão ocorrer.

“Tanto eu como a deputada Cristina ponderamos sobre a proteção dos nativos da ares do Pontal e o ministro assumiu um compromisso com a gente de garantir pelo menos dois mil hectares que poderão ser usado para garantir a integração dos pequenos produtores ao Pontal”, destacou Odacy.

O deputado sugeriu ainda ao ministro Fernando Bezerra que os assentamentos nas margens do rio São Francisco passem a ter investimentos compartilhados entre Incra e a Codevasf para a implantação de sistemas de irrigação. O ministro passou a demanda para o secretário nacional de irrigação que irá trabalhar no projeto. “Disse que uma parceria entre Incra e Codevasf viabilizaria a construção de canais de irrigação nos assentamentos, levando esperança para os assentados. O ministro concordou com a idéia e deverá realizar a ação em breve, reforçando o pedido ao secretário nacional de Irrigação que estava presente ao encontro”, ressaltou Odacy.

Conforme o petista petrolinense, O ministro da Integração Nacional assumiu uma série de compromissos com os prefeitos petistas para a execução de obas para amenizar os feitos da seca, a exemplo da perfuração de poços. Segundo o ministro, Pernambuco foi contemplado com 1800 perfurações de poços.

A maratona de visitas dos prefeitos do PT em Brasília teve ainda a presença dos deputados federais de legenda no estado: Pedro Eugênio (que também preside o PT em PE), Fernando Ferro e João Paulo. As visitas continuam nesta quarta nos ministérios da Educação e do Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *