Curso de artesanato em garrafas PET já tem sua primeira turma formada

 

 

Catorze mulheres da Associação de Catadores de Material Reciclável do bairro Cacheado, do Centro de Recuperação Evangélica Livres para Servir (CRELPS) e dos bairros José e Maria e Santa Luzia participaram nesta semana da 1ª turma do curso de artesanato em garrafa PET, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com o Sebrae Petrolina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Recife. O curso está acontecendo no CRELPS, localizado no bairro Jardim Brasília, em Petrolina, e se estenderá até o dia 27 deste mês.No total, serão 42 mulheres da Associação de Catadores de Material Reciclável do bairro Cacheado que serão beneficiadas pelo curso em três turmas, cada uma com 14 participantes, de mesma carga horária, sendo cinco dias para cada turma. Nesta segunda semana de maio, a primeira turma de mulheres já visa uma mudança de rumos em suas vidas. Com as peças que aprenderam a confeccionar, elas além de cuidarem do meio ambiente e desenvolverem uma nova arte, estão também gerando renda extra para a família. Para a ex-empresária Rosilda Barbosa, a oportunidade é bem-vinda. “O curso é muito interessante, porque daqui podemos sair profissionais competentes para nos sustentarmos no dia-a-dia”, afirmou.


O artesão e técnico em artesanato do SENAR, Vlademir Caroba, professor desse curso a convite da Secretaria da Mulher ressaltou a importância dessa iniciativa da secretaria em proporcionar a perspectiva de um futuro melhor para essas mulheres. “Percebemos que todos os envolvidos no curso estão realmente interessados. Espero poder voltar mais vezes para apoiar a equipe da Secretaria da Mulher porque é um trabalho muito gratificante”, frisou.


A Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca, destacou a importância desse curso tanto paras as catadoras quanto para as mulheres que estão em recuperação no CRELPS. “Além de estarem melhorando o meio ambiente, elas estarão capacitadas para realizar atividades extras, o que implica no resultado da geração de renda. Para aquelas que estão no CRELPS, elas poderão trabalhar para, também, colaborar na renda da instituição”, declarou.


A Secretaria ainda informou que pretende levar o curso para o bairro Mandacaru, para capacitar as mulheres catadoras daquela região que engloba os bairros São Jorge, Santa Luzia e José e Maria, além do Raso da Catarina.

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *