PETROBRÁS E COOPERATIVA VISITAM PROJETO SALITRE

blogqsp.Visita PetrobrasRepresentantes da Petrobrás e da Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (COOTEBA) visitaram o Perímetro Irrigado Salitre, em Juazeiro, para conhecer a área e todo o seu potencial para a produção agrícola.

O objetivo da estatal é realizar um estudo de viabilidade técnico-econômica para a implantação de um projeto piloto para o cultivo de oleaginosas, mais precisamente, da mamona para a produção de biocombustível.

A Petrobrás e a COOTEBA propuseram à Codevasf a realização de um projeto com 50 hectares, servindo de modelo para a posterior ampliação dessa área junto aos produtores familiares. Após a visita técnica, O Gerente de Suprimentos da Petrobrás Biocombustível, George Mendes, informou que o interesse da empresa é ampliar a produção de mamona em conjunto com os produtores, principalmente em áreas irrigadas, tendo em vista o déficit hídrico em todo semiárido.

George Mendes falou também da percepção que teve sobre o Perímetro. “Além de termos sido muito bem atendidos pelo pessoal da Codevasf, ficamos impressionados com a taxa de ocupação do Perímetro e com a potencialidade de ampliação das áreas, apesar de já ter boa parte da estruturação produtiva funcionando”.

Em seguida a comitiva se reuniu com o Superintendente da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, que fez uma explanação sobre o trabalho que a Codevasf realiza, não só nos perímetros irrigados, como também nas áreas de revitalização, esgotamento sanitário, abastecimento de água e em outras áreas de desenvolvimento regional.

Mamona

De acordo com a Embrapa, a mamoneira (Ricinus communis L.) é uma oleaginosa de destacada importância no Brasil e no mundo. Seu óleo é uma matéria prima de aplicações únicas na indústria química devido a características peculiares de sua molécula que lhe fazem o único óleo vegetal naturalmente hidroxilado, além de uma composição com predominância de um único ácido graxo, ricinoléico, o qual lhe confere as propriedades químicas atípicas.

Além da vasta aplicação na indústria química, nas áreas de tecnologia, transporte, aviação, saúde, combustível entre outros, a mamoneira é importante devido à sua tolerância à seca, tornando-se uma cultura viável para a região semi-árida do Brasil, onde há poucas alternativas agrícolas. No entanto, esta cultura não é exclusiva da região semi-árida, sendo também plantada com excelentes resultados em diversas regiões do país.

As principais vantagens são a boa aceitação nos mercados nacional e internacional, o baixo custo e o alto potencial da produção, além da alta lubricidade. Atualmente, a tonelada do produto é comercializada a partir de valores que giram em torno dos 1.900 dólares.

Além do Perímetro Irrigado Salitre, os visitantes foram informados sobre a opção de instalar o projeto também em outros perímetros administrados pela Codevasf, como o Perímetro Irrigado Curaçá e o Baixio de Irecê, devido às características desses locais serem compatíveis com os requisitos necessários para a implantação do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *