Fraudes no Detran de Pernambuco: alunos chegam a pagar R$ 2,5 mil por respostas de exame teórica para obter CNH

Um esquema de fraude que supostamente envolveria despachantes do Detran Pernambuco está sendo investigado internamente no órgão. Denúncias apontam que alunos chegam a desembolsar até R$ 2,5 mil pelas respostas do exame teórico necessário para se obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ocorrência vem acontecendo principalmente nas Ciretrans localizadas em municípios do interior do estado, especialmente em Caruaru.

Segundo a fonte, que optou por permanecer em sigilo, o esquema se dá da seguinte forma: com a conivência de despachantes do órgão, pessoas tiveram acesso a instalar nos computadores de prova dos Detrans um sistema de envio com acesso remoto. Assim, um instrutor fica do lado de fora e manda para o aluno, por meio de um ponto de ouvido, as respostas, garantindo que ele tenha êxito na prova.

O movimento fraudulento, infelizmente, vai no sentido inverso a uma ação realizada recentemente pelo próprio órgão no sentido de deixar o processo ainda mais seguro: o Detran Pernambuco saiu na dianteira em realizar a adequação do banco de questões das provas teóricas, passando a ser, inclusive, exemplo para outros estados, com questões atualizadas e em conformidade com portaria e legislações que estão em prática.

Atualmente, o processo para tirar a CNH é dividido em três etapas: exame médico e psicotécnico, curso teórico e prova teórica, e curso prático de direção e exame prático de direção.

Assessoria de imprensa VSoft

Rafael Gambarra – comunica.pb@savannah.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *