TERRITÓRIO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO SE REÚNE EM JUAZEIRO

blogqsp.Reunião territóriosRepresentantes de dez cidades do norte baiano estiveram reunidos esta semana no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, participando do Fórum do Território Sertão do São Francisco (TSSF).

Entre os objetivos do encontro estavam os de repassar os resultados dos encontros municipais da entidade, avaliar e debater o funcionamento do TSSF, e discutir a reformulação e as prioridades do colegiado.

Participaram da abertura do evento os prefeitos de Sobradinho, Luis Vicente Berti Torres Sanjuan, Curaçá, Carlos Luiz Brandão Leite, Canudos, Genário Rabelo de Alcântara Neto, o superintendente da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, além de representantes do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), e do Fórum Piauiense da Convivência com o Semiárido (FPCSA).

No plenário estavam presentes também representantes de entidades como Sebrae, EBDA, Embrapa, Secretaria de Agricultura do Estado, Articulação do Semiárido (ASA), além de secretários municipais de agricultura.

O Território Sertão do São Francisco é uma autarquia municipal interfederativa, com legitimidade para realizar ações conjuntas nas áreas de saúde, infraestrutura, educação, tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, entre outros. A organização está incluída no programa do governo federal conhecido como Territórios da Cidadania e é formada pelos municípios de Canudos, Curaçá, Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Uauá e Campo Alegre de Lourdes.

No total o consócio atende a cerca de 600 mil habitantes com ações de desenvolvimento, sendo que deste total, 28,44% vivem na área rural. Estão incluídos neste contingente aproximadamente 31 mil agricultores familiares, 2.300 famílias assentadas, incluindo uma comunidade quilombola e uma reserva indígena.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, “ações deste tipo são de fundamental importância para os municípios, porque eles se fortalecem, e podem, juntos buscar soluções para os problemas mais emergenciais, como a seca, por exemplo. Além disso os municípios e as instituições podem, juntos, aplicar melhor e com responsabilidade as verbas municipais, estaduais e federais”.

CONSTESF

Nesta sexta-feira (05) o superintendente Emanoel Lima recebe os representantes do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (CONSTESF), composto pelas regiões do São Francisco (Casa Nova, Juazeiro, Sento Sé, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Curaçá, Uauá, Campo Alegre de Lourdes e Canudos), Norte do Itapicuru (Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Ponto Novo e Pindobaçú), e Diamantina (Jacobina, Caém, Capim Grosso, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas e Várzea Nova).

O objetivo do encontro é discutir ações conjuntas para tentar resolver as principais dificuldades encontradas por todos os municípios envolvidos nas três regionais do Consórcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *