EM PERNAMBUCO, AUDIÊNCIA PÚBLICA PEDE A CRIAÇÃO DA CATEGORIA DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ESTADO

Uma audiência pública discutiu nesta quarta-feira, dia 3 de abril, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a criação da categoria profissional de professores indígenas. A cobrança da população indígena de Pernambuco é grande. Desde 2002 que o Ministério Público mediou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Governo do Estado para que fosse implantada a profissão de educadores indígenas em Pernambuco que tem uma população de índios bastante significativa, entretanto não houve avanço nesse entendimento.

O debate foi conduzido pela deputada Tereza Leitão (PT), presidente do Colegiado, e contou com a presença entre outros parlamentares, do deputado estadual Odacy Amorim, também do PT pernambucano, que apóia a reivindicação dos índios do estado. Ele lembrou que no Sertão existem várias tribos indígenas e que merecem ter esse reconhecimento, valorizando a cultura indígena e suas tradições juntamente com a educação regular.

“É de grande importância e urgência instituir a profissão de professores indígenas no quadro do governo estadual, visto que são muitas as tribos existentes em Pernambuco que merece ter a sua valorização cultural. É uma reivindicação justa e que merece total atenção por parte do governador Eduardo Campos”, declarou Odacy.

Um dos pontos debatido foi a realização o quanto antes de um concurso público para atender a demanda de educadores indígenas pernambucano. Segundo a representante do governo estadual na audiência pública, a seleção já estar em curso e deve ocorrer em breve.

Um dos presentes ao debate foi o cacique Severino, da comunidade de Conceição das Crioulas, interior de Salgueiro (Sertão Central do estado). O cacique aproveitou para fazer uma visita a Odacy em seu gabinete e o deputado fez questão de acompanhá-lo até o auditório principal da Alepe local da discussão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *