Juazeiro vai realizar a Iª Oficina da Saúde do Homem

 

Durante a oficina, a Diretoria de Atenção à Saúde do municipio, a Coordenação da Atenção Básica, o Núcleo de Humanização e Educação Permanente e os apoiadores institucionais apresentarão o conjunto de propostas políticas aos profissionais, embasada na realidade vivida em Juazeiro, para implantação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem na cidade.

Desde 2009, que o Ministério da Saúde adotou a “Saúde do Homem” como política estratégica e a Secretaria de Saúde (Sesau) começou a articular e desenvolver ações para priorizar a atenção e o cuidado ao homem. Em Juazeiro, segundo fontes do sistema de informação do Estado, o número de óbitos masculinos é maior que o feminino, principalmente na faixa-etária jovem (20 a 29 anos), em que os homens morrem quase sete vezes mais que as mulheres. Entre 2007 e 2010, o número de mortes causadas por causas externas (homicídios, agressões, acidentes de trânsito, etc…) em homens com esta idade foi de 239, enquanto que apenas 38 mulheres vieram a óbito, durante o mesmo período.

“A nossa busca é pelo rompimento das barreiras historicamente constituídas entre os serviços de saúde e a população masculina. Estudos e análises foram realizados pelos profissionais de saúde, observando as necessidades dos homens de Juazeiro. A intenção é aproximar este público às unidades para que a qualificação da atenção integral à saúde masculina seja adotada como educação permanente de forma plena e saudável, proporcionando melhorias no atendimento e redução de óbitos na cidade”, frisou a apoiadora da Atenção Básica, Aretha Cavalache.

Marcarão presença na I Oficina da Saúde do Homem, o secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, técnica responsável pela política na Bahia, Sônia Maria Mendes Ribeiro, professores e estudantes da UNIVASF, além de supervisores, coordenadores e educadores em saúde.  Participarão do encontro 60 médicos, 57 enfermeiros, 44 dentistas, 47 auxiliar de saúde bucal, 105 técnicos de enfermagem, 70 recepcionistas, 445 agentes comunitários de saúde e 13 profissionais do NASF (psicólogo, assistente social, nutricionista e farmacêutico).


Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU (Prefeitura Municipal de Juazeiro)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *