Direto do Recife

 

Deputado Odacy defende a implantação de projetos irrigados no Sertão

A ampliação da irrigação no Sertão de Pernambuco vem sendo defendida pelo deputado estadual Odacy Amorim, do PSB. O parlamentar colocou o tema em pauta através de indicações apresentadas na Assembléia Legislativa, beneficiando inicialmente as cidades de Salgueiro, no Sertão Central, e Cabrobó, no Sertão do São Francisco. As indicações do deputado foram encaminhadas ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e ao governador Eduardo Campos.

Odacy destacou que as duas cidades dispõem de mananciais e potencial estruturador que viabilizam a implantação de projetos públicos de agricultura irrigada. Cabrobó, por exemplo, é margeado pelo rio São Francisco, tendo em seu território a Ilha de Assunção, com uma área de 1.629 quilômetros quadrados, a maior da ilha do Velho Chico no Estado

“A Ilha de Assunção permite que o município possua um enorme potencial para a fruticultura irrigada e ainda inexplorado. Além disso, com o projeto de integração do rio São Francisco, Cabrobó saiu da estagnação econômica que vivia por causa das crises da produção da cebola e do arroz, culturas que era o forte de Cabrobó em décadas passadas. Implantar um projeto irrigado no município é um fator importante para que a economia da cidade continue em ascensão depois que as obras da transposição forem concluídas”, justificou o deputado socialista.

Quanto à Salgueiro, Odacy Amorim lembrou que esse município que polariza todo o Sertão Central, vive um momento importante de crescimento econômico e social devido aos recursos que recebeu para a execução das obras da transposição e da ferrovia transnordestina, mas a cidade não pode ficar a mercê desses recursos que um dia não virão mais com a conclusão das obras do Governo Federal.

“Essa é uma preocupação que cresce na sociedade de Salgueiro, pois queremos que através da irrigação o município se consolide como pólo econômico importante do Estado e uma alternativa viável para a cidade continuar rota de desenvolvimento econômico que se transformou nos últimos quatro anos”, complementou o deputado Odacy.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *