As mais poderosas Forças Armadas do mundo segundo o ranking da Global Fire Power 2023 (o Brasil está entre elas)

O Ranking das Forças Armadas 2023 da Global Fire Power lista 145 países em ordem de força geral. O ranking considera fatores como a quantidade de equipamento militar e tropas que cada país possui, bem como sua situação financeira, geografia e recursos disponíveis.

Ele usa esses fatores para gerar uma pontuação PowerIndex, com uma pontuação mais próxima de zero indicando um exército mais poderoso.

Veja como os 25 principais países se comparam:

25: Alemanha

Enquanto 25º no geral, com uma pontuação PowerIndex de 0,3881, o Global Firepower classificou a Alemanha entre os 20 melhores do mundo em áreas que incluem força total da frota de aeronaves, força de helicópteros e sua frota total de veículos blindados de combate.

Ele disse que, em janeiro de 2023, a Alemanha tinha cerca de 601 aeronaves, 266 tanques e 287 helicópteros.

O país também tinha o quinto maior orçamento de defesa, de cerca de US$ 52,3 bilhões, atrás apenas dos EUA, China, Rússia e Índia. Também se beneficia por ser uma parte central da OTAN.

24: Tailândia

A Global Firepower classificou a Tailândia entre os 20 primeiros em termos de população total disponível apta para o serviço militar e total de mão de obra militar ativa disponível.

Em janeiro de 2023, a mão de obra disponível na Tailândia era de mais de 36 milhões de pessoas, disse a Global Firepower, resultando em uma pontuação PowerIndex de 0,3738.

Compreensivelmente, devido ao seu longo litoral, a Tailândia tem uma marinha forte e, embora não tenha porta-aviões, seu total de ativos navais (292), que inclui seis corvetas e sete fragatas, é o 8º maior do mundo, disse a Global Firepower.

23: Taiwan

A Global Firepower classificou Taiwan em primeiro lugar em termos de mão de obra militar de reserva total disponível, com cerca de 1,5 milhão de militares de reserva em abril de 2023, o equivalente a 6,4% da população do país.

Taiwan, que recebeu uma pontuação PowerIndex de 0,3639, também se classificou bem em termos de poder aéreo, com 285 caças e 91 helicópteros de ataque, ambas as 8ª maiores frotas desse tipo no mundo, de acordo com a Global Firepower.

22: Arábia Saudita

A Global Firepower classificou a Arábia Saudita em segundo lugar no que diz respeito à força total da frota de aviões-tanque aéreo e entre as 20 primeiras em áreas como força total de helicópteros, produção total de petróleo, produção de gás natural e mão de obra militar ativa total disponível.

O país tinha 22 aviões-tanque em janeiro de 2023, sendo a Arábia Saudita o segundo maior produtor de petróleo do mundo, depois dos EUA.

Seu orçamento de defesa de US$ 46 bilhões também foi o oitavo maior do mundo.

A Global Firepower deu ao país uma pontuação PowerIndex de 0,3626.

21: Espanha

A Global Firepower classificou a Espanha como tendo o 21º exército mais poderoso do mundo em 2023 e uma das 20 maiores potências em áreas, incluindo força total da frota de transporte, força total de caças/interceptores, número de submarinos e também o número de portos disponíveis. .

A Espanha também é um dos poucos países do mundo com um porta-helicópteros, e sua frota de 11 fragatas o coloca em 7º lugar globalmente nessa categoria.

O país, que recebeu uma pontuação PowerIndex de 0,3556, também tinha 140 caças e dois submarinos em janeiro de 2023.

20: Polônia

A Global Firepower classificou a Polônia entre os 20 primeiros em áreas, incluindo força total de helicópteros, força da frota de veículos blindados de combate, número total de navios de guerra contra minas e contraminas e número total de submarinos.

Ele disse que, em dezembro de 2022, a Polônia tinha 208 helicópteros e mais de 50.000 veículos blindados de combate, dando-lhe uma pontuação PowerIndex de 0,3406.

19: Vietnã

A Global Firepower classificou o Vietnã entre os 20 primeiros em áreas, incluindo o total de mão de obra militar ativa disponível e a força total da frota de veículos autopropelidos.

Ele disse que, em janeiro de 2023, o Vietnã tinha mais de 53 milhões de pessoas que contam como mão de obra militar disponível, com um número estimado de 470.000 militares ativos (9º maior do mundo), além de 2,5 milhões de reservas.

Deu ao Vietnã uma pontuação PowerIndex de 0,2855.

18: Israel

Décimo oitavo no geral, o Global Firepower classificou Israel entre os 20 primeiros em áreas como força total de caças/interceptores, força total da frota de aeronaves e mão de obra militar reserva total disponível.

Ele disse que Israel, que deu uma pontuação PowerIndex de 0,2757, tinha 601 aeronaves militares em janeiro de 2023, sendo 241 delas caças. Ele também tinha 2.200 tanques, bem como um estoque de 650 peças de artilharia autopropulsada.

Israel ocupa uma posição baixa quando se trata de recursos navais, com apenas 67 navios, dos quais 45 são navios de patrulha offshore, embora sua frota de cinco submarinos seja a 16ª maior do mundo, de acordo com a Global Firepower.

17: Irã

A Global Firepower classificou o Irã entre os 10 primeiros em áreas, incluindo a força total da frota de tanques de combate, a força total da frota de veículos autopropulsados ​​do projetor de foguetes de lançamento múltiplo e sua força de trabalho militar ativa total disponível.

Ele disse que, em janeiro de 2023, o Irã tinha mais de 4.000 tanques e mais de 1.000 projetores de foguetes. Seu pessoal militar ativo de 575.000 era o sétimo maior do mundo.

No geral, deu ao país uma pontuação PowerIndex de 0,2712.

16: Austrália

Com o décimo sexto maior orçamento de defesa do mundo, a Global Firepower classificou a Austrália entre os primeiros em áreas, incluindo a força total da frota de aviões-tanque , o número total de navios de guerra porta-helicópteros, a produção total de gás natural e o número de estradas, aeroportos e principais portos.

Enquanto seu efetivo militar era de apenas 60.500 (61º maior), o país possui dois porta-helicópteros (4º) e seis aviões-tanque, tornando sua frota a oitava maior do mundo

Deu à Austrália uma pontuação PowerIndex de 0,2567.

15: Ucrânia

A Global Firepower disse que a Ucrânia aumentou sua classificação em relação ao ano passado devido à sua resposta à invasão da Rússia e à ajuda militar, incluindo armas, que está recebendo de seus aliados.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, esperando tomar o país em questão de dias. Em vez disso, ele foi empurrado de volta para o leste, onde ambos os lados estão agora lutando no campo de batalha, sem sinais de que o conflito terminará tão cedo.

A Global Firepower classificou a Ucrânia em 15º lugar geral em seu número de lançadores de foguetes de lançamento múltiplo autopropulsados, dizendo que em abril de 2023 tinha 647 deles. Ele deu ao país uma pontuação PowerIndex de 0,2516.

14: Egito

A Global Firepower classificou o Egito entre os 10 primeiros em áreas, incluindo mão de obra militar ativa total disponível, força de força paramilitar disponível e mão de obra de reserva total disponível, bem como a força de sua frota de aeronaves.

Ele disse que o Egito tinha mais de 1.000 aeronaves militares em janeiro de 2023 e que tinha 300.000 pessoas que podem ser consideradas parte de suas forças paramilitares.

Deu ao Egito uma pontuação PowerIndex de 0,2224.

13: Indonésia

A Global Firepower classificou a Indonésia entre as 5 melhores do mundo em áreas, incluindo sua população total disponível apta para o serviço militar, população total disponível atingindo a idade militar anualmente e seu número total de barcos de patrulha offshore e corvetas de guerra.

Ele disse que, em janeiro de 2023, mais de 112 milhões de indonésios eram elegíveis para o serviço militar, 40,7% da população do país.

Deu à Indonésia uma pontuação PowerIndex de 0,2221.

12: Brasil

A Global Firepower classificou o Brasil entre os 5 primeiros em áreas, incluindo população disponível apta para o serviço militar, força total da frota de transporte e número total de aeroportos utilizáveis.

O país tem mais de 4.000 aeroportos, o segundo maior do mundo, além de 17 portos e terminais comerciais, o quinto maior nessa categoria.

A Global Firepower disse que o Brasil tinha mais de 87 milhões de pessoas aptas para o serviço militar em janeiro de 2023, 40,3% da população do país.

Deu ao Brasil uma pontuação PowerIndex de 0,2151.

11: Turquia

A Global Firepower disse que a Turquia é “sem dúvida uma potência militar em ascensão, contando cada vez mais com a indústria local para satisfazer requisitos de defesa igualmente locais em terra, no mar e no ar”.

Ele classificou o país entre os 10 primeiros em áreas como força da frota de aeronaves, força da frota de transporte e força de helicópteros.

Ele disse que a Turquia tinha 1.065 aeronaves militares em janeiro de 2023, dando-lhe uma pontuação PowerIndex de 0,2016.

10: Itália

A Global Firepower classificou a Itália no top 10 em áreas, incluindo sua frota de aeronaves de tanques aéreos, força total de helicópteros, força de aeronaves de ataque e seu número total de navios de guerra porta-aviões.

Ele disse que a Itália tinha 404 helicópteros, incluindo 58 helicópteros de ataque e dois navios de guerra porta-aviões em janeiro de 2023.

Deu à Itália uma pontuação PowerIndex de 0,1973.

9: França

A Global Firepower classificou a França, em nono lugar geral, entre os 10 primeiros em áreas, incluindo frota total de aviões-tanque, frota total de helicópteros e número de navios de guerra contratorpedeiros, bem como a força total da frota de transporte.

Ele disse que a França tinha 438 helicópteros, incluindo 69 helicópteros de ataque e 10 navios de guerra contratorpedeiros em janeiro de 2023, dando-lhe uma pontuação PowerIndex de 0,1848.

8: Japão

A Global Firepower classificou o Japão entre os 10 primeiros por sua força de frota de aeronaves, força total de helicópteros e força da frota de veículos blindados de combate.

Uma nação insular, o Japão foi a nação mais bem classificada quando se trata de portos importantes e, com quatro porta-helicópteros, ficou em segundo lugar nessa categoria, bem como em segundo lugar (atrás apenas dos EUA) quando se trata da força de suas especialidades. frota de aeronaves de missão – plataformas desenvolvidas especificamente para desempenhar um papel no campo de batalha “pela utilização de equipamento avançado a bordo ou característica especializada”.

A Global Firepower disse que o Japão tinha mais de 1.400 aeronaves militares e mais de 111.000 veículos em janeiro de 2023, com uma pontuação PowerIndex de 0,1711.

7: Paquistão

O Paquistão subiu do nono lugar geral em 2022 para o sétimo lugar na lista em 2023.

Embora o Paquistão tenha mais de 3.700 tanques, 1.400 aeronaves militares, nove submarinos e 654.000 militares ativos em janeiro de 2023, o Global Firepower disse que seu aumento também se deve ao fato de o ranking deste ano ter um foco maior em recursos naturais e fronteiras compartilhadas.

O Paquistão é vizinho do Afeganistão, China, Índia e Irã, e tem muito carvão, bem como alguns campos de petróleo e gás natural.

A Global Firepower classificou o Paquistão entre os 10 primeiros em áreas, incluindo população total disponível apta para o serviço militar, mão de obra militar ativa total disponível e força total da frota de aeronaves, com uma pontuação PowerIndex de 0,1694.

6: Coreia do Sul

A força das forças armadas da Coreia do Sul não é surpresa, dadas as tensões de décadas com a Coreia do Norte.

A Global Firepower classificou a Coreia do Sul entre as cinco primeiras por sua força de frota de aeronaves, força de frota de veículos blindados de combate e força de helicópteros. Ele disse que a nação asiática tinha mais de 133.000 veículos e 739 helicópteros, incluindo 112 helicópteros de ataque, em janeiro de 2023.

No geral, deu à Coreia do Sul uma pontuação PowerIndex de 0,1505.

5: Reino Unido

Global Firepower disse que a posição do Reino Unido foi impulsionada por seus pontos fortes em mão de obra e poder aéreo, bem como sua forte posição financeira. “Também é uma das poucas potências a operar mais de um porta-aviões”, acrescentou.

O Reino Unido tem atualmente dois porta-aviões, número igual ao da China, Itália e Índia, mas bem menos do que os 11 operados pelos EUA.

A Global Firepower classificou o Reino Unido entre os 10 primeiros em áreas, incluindo o número total de portos disponíveis e a força total da frota de aviões-tanque, dando ao país uma pontuação PowerIndex de 0,1435.

4: Índia

A força da Índia está no tamanho de sua população. A Global Firepower classificou a Índia em segundo lugar em mão de obra disponível, mão de obra militar ativa total disponível e força da força paramilitar.

Disse que a mão de obra disponível na Índia era de mais de 653 milhões de pessoas, 47% da população do país, em janeiro de 2023. Também disse que a Índia tinha quase 1,5 milhão de militares ativos.

Ele deu à Índia uma pontuação PowerIndex de 0,1025.

3: China

A Global Firepower classificou a China em primeiro lugar em termos de mão de obra disponível e pela força de sua frota naval.

A China tem uma “vantagem distinta economicamente e por meio de mão de obra pura e colocou um foco decidido no aumento (principalmente por meios locais) das capacidades navais, aéreas e de guerra terrestre”, disse o Global Firepower em seu último ranking.

Se a tendência continuar, acrescentou, a China “se tornará o principal adversário militar global dos Estados Unidos”.

De acordo com o Global Firepower, a China tem mão de obra militar disponível de mais de 761 milhões de pessoas em abril de 2023, juntamente com 50 navios de guerra contratorpedeiros e 78 submarinos, entre muitos outros ativos militares.

Deu à China uma pontuação PowerIndex de 0,0722.

2: Rússia

Embora a reputação de seus militares tenha sofrido um golpe desde a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, a Rússia manteve seu segundo lugar no ranking da Global Firepower.

A invasão da Ucrânia pela Rússia “apresentou limitações importantes nas capacidades militares russas, apesar de sua mão de obra quantitativa e vantagem material sobre a vizinha Ucrânia”, disse o Global Firepower. Acrescentou que a China está se aproximando do segundo lugar.

A Global Firepower classificou a Rússia em segundo lugar em áreas, incluindo força total da frota de aeronaves e força total da frota de transporte. Ele disse que, em janeiro de 2023, a Rússia tinha mais de 4.100 aeronaves militares.

Embora a Rússia tenha enfrentado uma série de reveses militares desde que lançou a invasão da Ucrânia, perdendo quantidades consideráveis ​​de equipamentos, principalmente tanques, sua força aérea e marinha evitaram danos em grande parte.

No geral, o Global Firepower deu à Rússia uma pontuação PowerIndex de 0,0714.

1: EUA

A Global Firepower disse que os EUA ocuparam o primeiro lugar porque “apresentam números impressionantes nas principais categorias materiais, financeiras e de recursos”.

Os EUA, que receberam uma pontuação PowerIndex de 0,0712, lideram o mundo tecnologicamente, disseram, e são avançados nos principais setores médico, aeroespacial e de telecomunicações, mantendo uma vantagem em vários mercados importantes da indústria “permitindo um certo grau de autonomia -sustentável.”

Com 92 contratorpedeiros, 11 porta-aviões, 13.300 aeronaves e 983 helicópteros de ataque, em abril de 2023, o país ocupava o primeiro lugar em muitas áreas, incluindo o tamanho de sua frota de aeronaves, número de navios de guerra e força da frota de transporte.

Também tinha, de longe, o maior orçamento de defesa, de US$ 761,7 bilhões, mais do que o triplo da China em segundo lugar, que tinha um orçamento de defesa de US$ 230 bilhões.

FONTE: BusinessInsider

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *