Visista da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ao IFSertãoPE

A sexta-feira (26) foi especial para a comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O Instituto recebeu a visita da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Acompanhado por uma comitiva de secretários da pasta, a ministra esteve no Campus Petrolina do IFSertãoPE conhecendo a estrutura e projetos desenvolvidos na instituição.

A Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, conheceu projetos desenvolvidos no IFSertãoPE.

A ministra foi acompanhada pela Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, pelo Diretor-Geral do Campus Petrolina, Fabiano Marinho, e pelos Pró-Reitores do IFSertãoPE. Durante a visita, estudantes e professores do IFSertãoPE apresentaram à Ministra Luciana Santos oito projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo instituto, em uma exposição montada especialmente para a ocasião e que contou com equipes de várias unidades do IFSertãoPE.

A ministra experimentou a cerveja de mel desenvolvida por pesquisadores do IFSertãoPE.

Na oportunidade, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação pode, por exemplo, experimentar a Royal Honey Beer, uma cerveja que leva mel em sua composição e que foi criada por pesquisadores do IFSertãoPE. Outro projeto apresentado foi o Supera São Francisco que atende cerca de 1800 famílias em 10 municípios de Pernambuco e da Bahia, melhorando a produção de caprinos e ovinos a partir do controle de verminoses.

Para a ministra, os Institutos Federais, como o IFSertãoPE, são fundamentais para o desenvolvimento local.

Depois de conhecer parte dos projetos tocados no IFSertãoPE, a Ministra Luciana Santos falou sobre os desafios que precisam ser superados para que se alcance o pleno desenvolvimento do Brasil. A geração de emprego e renda, o beneficiamento da diversidade produtiva, o desenvolvimento do arranjo produtivo local e a revitalização do Rio São Francisco foram alguns dos obstáculos que o sertão de Pernambuco tem pela frente, segundo Santos. “Tudo isso nós temos a convicção que se só resolve com a ciência e com a tecnologia. Esse é o papel dos institutos federais. Desde que Lula fez esse papel de interiorização da educação, ele tinha essa visão de que você estava colocando esteios muito importantes para que as nossas vocações econômicas pudessem se desenvolver e pudessem cumprir o papel de enfrentamento da desigualdade”, avaliou Santos.

Para a Reitora do IFSertãoPE, Leopoldina Veras, a visita da ministra foi uma importante oportunidade para que o instituto pudesse apresentar, na prática, todas as suas potencialidades à responsável pela pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Corroborando a fala da Ministra Luciana Santos, a Reitora Leopoldina Veras vislumbra a parceria que o IFSertãoPE pode oferecer ao Governo Federal na construção de soluções para problemas sociais locais. “O IFSertãoPE tem o papel de fazer uma articulação entre todas essas demandas que existem, para que elas possam ser observadas dentro do que a instituição pode oferecer com o Ensino, para também que possam ser feitas pesquisas, trazer resultados e levar como forma de extensão, para o retorno que a sociedade espera. E não tem como o Governo fazer isso sozinho.”, finalizou Veras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *