Lei de incentivo ao voluntariado comemora 2 anos de implantação em Petrolina

A Lei Municipal de incentivo ao voluntariado nº. 3.379/2021, completa dois anos nessa sexta-feira (14), em Petrolina. A Lei tem como objetivo estimular o serviço voluntário na sociedade civil, instituições privadas e entes públicos estaduais e municipais, além de acelerar e fortalecer  o trabalho desenvolvido pelas iniciativas sociais no município.

O projeto foi aprovado por unanimidade em abril de 2021 pela Câmara de Vereadores, e sancionado pelo ex-prefeito Miguel Coelho. A iniciativa possibilitou  a  estruturação de  uma  política de voluntariado na cidade e oficializou  o Transforma Petrolina como programa permanente do  município na promoção do voluntariado e de outras frentes, como: desenvolvimento social; atenção à primeira infância;  valorização de idosos; atenção à pessoa em situação de rua;  acesso à saúde; a autonomia da mulher; proteção à causa animal  e outros segmentos.

Atualmente, o Programa Transforma Petrolina registra números expressivos que demonstram a importância do incentivo ao voluntariado. Hoje, são 5.782 voluntários cadastrados na plataforma digital, 186 projetos sociais ativos, 588 ações realizadas e 288 mil horas de voluntariado. Através da plataforma, os voluntários que participam das atividades têm acesso a benefícios como, critério de desempate para qualquer pessoa em concursos públicos do município e dispensa remunerada exclusivamente para funcionários da prefeitura que cumprirem 10 horas de voluntariado.

Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a Lei do Serviço Voluntário é uma forma de participação social que promove a cidadania e a solidariedade. “O voluntariado é uma das melhores e mais certas maneiras de encontrar um propósito e significado em nossa vida. Em Petrolina estamos sempre buscando estratégias para fortalecer, cada vez mais, essa missão de transformar vidas”, afirma.

Nayra Lima

Assessora de Imprensa do Transforma Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *