Nova província mineral com terras raras e ouro descoberta, abrange Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, aponta estudos

Descoberta recente da CBPM contribuirá para o desenvolvimento da mineração baiana

Em mais uma demonstração importante de capacidade técnica, a CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) anunciou, recentemente, a viabilidade de uma relevante descoberta capaz de contribuir, de maneira significativa, para o desenvolvimento da mineração: a Província Metalogenética do Norte do Estado da Bahia.

Resultante de extensos estudos realizados pela CBPM no ano passado, dentre os quais, o Levantamento Aerogeofísico, a descoberta desta nova província abrange a borda norte do Cráton de São Francisco, o que inclui municípios como Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, onde foram identificadas áreas com potencial para ferro-titânio-vanádio, níquel-cobre-cobalto, fosfato, ferro, ouro, metais base e terras raras.

Tamanha descoberta é de fundamental importância para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que compõem essa nova província, os quais podem ser beneficiados pela geração de emprego e renda. Outra boa notícia é que, futuramente, eles também passarão a contar com a arrecadação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) – 60% do total da tributação.

“Estima-se que a área possa chegar a 100 quilômetros de extensão. A descoberta é fruto do importante e extenso trabalho desenvolvido na pesquisa mineral da CBPM garantindo ainda mais sucesso para a mineração da Bahia. Essa descoberta poderá transformar a Bahia no segundo estado mais bem colocado em produção mineral do Brasil”, destaca o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm.

A nova província descoberta pode chegar a uma área de 100 km de extensão, o que abrange municípios como Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes.

Minérios potenciais da nova província:

Ferro-titânio-vanádio;
Níquel-cobre-cobalto;
Fosfato;
Ferro;
Ouro;
Metais base;
Terras raras.
Fonte: CBPM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *