1º “CAFÉ COM PROSA” É BEM AVALIADO PELOS GESTORES E SECRETARIA

blogqspcafecomprosaO primeiro encontro do “Café com Prosa” – uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro de aproximar os gestores escolares da pasta – aconteceu nesta terça-feira (26) e foi bem avaliado pelos participantes, que puderam dialogar bastante sobre questões pedagógicas, administrativas e estruturais das unidades de ensino.

De acordo com o secretário Clériston Andrade a ação começou interna, com reuniões realizadas com as próprias diretorias da SEDUC, para então se estender aos representantes da Rede Municipal de Ensino. “Queremos ficar mais perto do dia a dia das escolas e da realidade de cada unidade de ensino. Para isso entendemos que esses encontros sejam primordiais, já que nem sempre conseguimos visitar com frequência as mais de 100 escolas da sede e interior”, explicou na abertura.

Para Clériston o “Café com Prosa” foi proveitoso, pois esclareceu muitos pontos que, às vezes, criavam problemas de fácil resolução. “Em momentos de socialização como esse conseguimos identificar melhor os erros e acertos. Queremos sim que os gestores contem com a secretaria, mas que também tenham iniciativa para realizar pequenos reparos e encontrar soluções, até porque para isso já implantamos o Programa para Autonomia Financeira da Escola (PROAFE)”, ressaltou.

“Mas, essa não é uma novidade dessa gestão e sim um novo formato de ouvir essas representações”, esclareceu a Diretora Executiva, Lucinete Alves. Segundo a mesma, a ação agrega valor ao projeto de democratização da educação, que inclui eleição direta para gestores, fortalecimento dos conselhos escolares e grêmios estudantis, além da própria autonomia financeira para as escolas já citada. Proposta similar também foi desenvolvida pelo prefeito Isaac Carvalho que recebeu no ano passado os gestores em seu gabinete para um bate-papo.

A gestora da Escola Municipal Haydeê Fonseca Falcão, Sônia Maria Conceição Bonfim, aprovou. “Achei ótima a iniciativa, inclusive porque a ação está sendo direta. Fomos ouvidos, nossas observações anotadas, e a gente se sente feliz com essa sensibilidade. Trazer para perto quem não está diretamente na secretaria é muito importante. Foi um momento de socialização e de observação também do lado do outro que nos deixou mais confortáveis até com os nossos problemas”, afirmou. Os próximos encontros do “Café com Prosa” acontecerão nos dias 02, 04, 09 e 11 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *