SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL INVESTE EM PROGRAMAS DE COMBATE A SECA EM PETROLINA

blogqspseca0 (1)A secretaria de Irrigação e Desenvolvimento Rural de Petrolina, está viabilizando projetos e ações que amenizem os prejuízos provocados pela seca na região, principalmente para os moradores que vivem na área de sequeiro.

A seca que atinge a região Nordeste é uma das maiores dos últimos 50 anos. Perda da lavoura, de animais e a falta de água são alguns dos problemas recorrentes da longa estiagem e o município de Petrolina não foge desse cenário.

Uma dessas iniciativas para amenizar a situação em Petrolina é a distribuição de forragem para os produtores rurais. Na última semana, as equipes da Secretaria disponibilizaram 51 toneladas de volumoso de milho (mistura de palha de milho e espiga) para a comunidade de Rajada. O produto é uma alternativa de alimentação para os animais.

O projeto acontece em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e será realizado sempre as quartas-feiras. Nesta semana as comunidades beneficiadas são Pau Ferro e Uruás, sendo que a distribuição acontecerá nas próprias localidades.

Segundo o secretário da pasta Otávio Carvalho, no momento também está sendo aguardada a liberação de recursos para a instalação e perfuração de poços, limpeza de barreiros e aguadas. Essa ação é em parceria com a Codevasf e 2 milhões serão investidos.

Está previsto para os próximos dias a liberação de recursos oriundos do governo federal para o combate a seca no Nordeste. De acordo com presidente Dilma Rousseff 30 bilhões de reais serão investidos até 2014 para a construção de barragens, canais, estações de tratamento e redes de abastecimento, além das obras de integração da Bacia do São Francisco e construção de cisternas e poços.

“Nós estamos entrando em contato com o secretário de Defesa Civil do Ministério da Integração para estarmos cientes dos repasses do governo federal para o município de Petrolina. Com esses investimentos iremos melhorar cada vez mais os programas de assistência às famílias da área de sequeiro”, frisa Otávio Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *