Sintape fará protesto contra decreto de Raquel que convocou servidores estaduais para seus órgãos de origem

 

Em uma semana no poder em Pernambuco, a nova governadora Raquel Lyra (PSDB) já será alvo de protesto. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape) anunciou neste fim de semana que vai protestar contra o Decreto 54.393 nesta segunda-feira, 9. A entidade é contra a medida que convocou servidores do Estado aos seus órgãos de origem.

“A maneira que o governo revogou as cessões dos servidores e empregados que estão à disposição dos outros órgãos foi injusta. Adiantamos que nós da diretoria não somos contra as exonerações dos cargos de confiança e função gratificada, mas da forma como o governo está conduzindo a devolução dos funcionários aos órgãos de origem, pois muitos destes trabalhadores estão à disposição de outros órgãos e sem função gratificada”, disse o presidente do sindicato, Antônio Angelim.

De acordo com o Sintape, a principal preocupação recai sobre os servidores da PERPART, que estão cedidos a diversos órgãos, como IPA, Iterpe e Adagro, que são da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, além de outras secretarias, totalizando mais de 500 pessoas. O sindicato argumenta que muitos desses servidores recebem menos de dois salários mínimos, trabalham no Sertão e terão gastos para se deslocar à sede da PERPART, em Recife, num prazo curto.

Alguns funcionários públicos que estão chegando do interior para se apresentar à PERPART serão reunidos pelo Sintape em mobilização contra o Poder Executivo na capital. “Iremos oferecer um café da manhã no sindicato, acompanhá-los na apresentação na sede da PERPART e depois seguiremos para o ato na Secretaria de Desenvolvimento Agrário e tentar uma reunião com o secretário para discutir a situação dos trabalhadores”, explicou Angelim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *