Samu de Petrolina recebe tele-eletrocardiógrafo para auxiliar em casos de infarto

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) recebeu, nesta semana, mais um equipamento que irá auxiliar durante os atendimentos de urgência e emergência solicitados pela população de Petrolina. O Sistema Único de Saúde (SUS), através do Ministério da Saúde (MS), disponibilizou para a Unidade de Atendimento Avançado (USA) da cidade, um tele-eletrocardiógrafo digital portátil, aparelho que pode ajudar a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia. O SAMU também recebeu um aparelho celular, para onde os resultados dos exames podem ser enviados ainda no local do ocorrido.

O tele-eletrocardiógrafo foi desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor), localizado em São Paulo e, através de um pequeno aparelho, permite ao profissional de saúde obter um diagnóstico mais preciso, ainda no local de atendimento, antes mesmo de se deslocar para a unidade hospitalar. O resultado do eletrocardiograma pode ser enviado através de um aparelho de celular ou mesmo por um telefone. Todo o processo dura em média cinco minutos, onde o exame do paciente é enviado pela internet ainda na ambulância e analisado pela Central. O laudo do exame é enviado para a USA.

O médico que está atendendo a ocorrência ainda tem a oportunidade de discutir o resultado com o profissional especialista que se encontra no Hospital do Coração. A central do HCor funciona 24h por dia, com 16 médicos somente para trabalhar com este serviço disponibilizado para o SAMU. “Sabemos que em casos como estes, o quanto antes o paciente receber atendimento mais chances teremos de salvá-lo. Então, com o equipamento só teremos benefícios, podemos até observar, antes de chegar no hospital, qual o atendimento que deve ser dispensado àquele paciente, respondendo assim de forma mais ágil”, avaliou o coordenador geral do SAMU, Tiago Acioli.

Sobre o aparelho, a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, comemorou o fato de Petrolina receber mais um incentivo para a área da saúde. “Essa ainda é uma tecnologia nova, um projeto piloto com o Hospital do Coração, e faz parte das iniciativas dos Hospitais de Excelências que servem ao SUS. O fato de Petrolina está recebendo este equipamento, mostra como estamos inovando em tecnologias, tudo para garantir um atendimento mais ágil, de melhor qualidade, que sem dúvidas ajudará a salvar muitas vidas, pois poderemos antecipar o resultado dos exames antes de chegar ao hospital”, esclareceu.

ASCOM PMP 

Foto: Arquivo SMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *