DIRETO DE OURICURI

 

Doação de mudas e carta política marcam dia da caatinga em Ouricuri

Com a doação de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas e a construção de um documento propositivo, o seminário em comemoração ao Dia da Caatinga e dia do trabalhador/a marcou mais uma etapa das mobilizações em torno da preservação do meio ambiente, sobretudo, do bioma caatinga. O evento que aconteceu no último dia 28 de abril, reuniu mais de 300 pessoas no salão paroquial da igreja São Sebastião, em Ouricuri-PE.

De acordo com o coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro de Carvalho, esse será um documento norteador para ações de melhoria do meio ambiente e da vida dos agricultores/as. “Esse documento é um grande compromisso que as instituições que participaram desta mobilização assumem, principalmente porque a idéia é multiplicá-lo nas comunidades. Então, ele com certeza, será um instrumento de continuidade das lutas”, salienta.

Temas como histórico e degradação da caatinga, código florestal e grandes obras (transposição, transnordetina, canal do sertão e usinas nucleares), foram pauta do encontro. “Se a gente leva em consideração todas as mudanças, todos os problemas ambientais que a gente tem vivido, esse evento serve de marco para motivar nas pessoas, um olhar mais focado no meio ambiente”, destaca o professor Adelson do IF Sertão.

Esse é o segundo evento que compõe a programação da Campanha da Fraternidade 2011, no Território Sertão do Araripe. Os próximos quatro encontros acontecerão na semana do meio ambiente; no dia 07 de setembro no grito dos excluídos; no dia 04 de outubro dia da ecologia e de São Francisco; e no dia 10 de dezembro, a comemoração do dia da declaração dos direitos humanos encerrará as atividades.

O seminário envolveu diversos parceiros como STTR´s de Ouricuri, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, CAATINGA, Sindsep, MPA, IF Sertão, Conselho de Desenvolvimento Rural, CDL, Catma, MST e Igreja Católica.

ASCOM CAATINGA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *