“MOSCAMED É A MAIOR INSTITUIÇÃO NO MONITORAMENTO DE PRAGAS DO PAÍS”, AFIRMA JAIR VIRGINIO, DIRETOR EXECUTIVO DA BIOFÁBRICA BRASILEIRA

blogqspmoscamedEntrada 1Durante sua apresentação sobre o Programa de Controle e Monitoramento das moscas das frutas no Vale do São Francisco e em outros estados, o diretor executivo da Biofábrica Moscamed Brasil, Jair Virginio, explicou aos técnicos do serviço de sanidade vegetal do Ministério de Agricultura do Panamá – MIDA, que a organização social é a maior instituição em monitoramento de pragas no país.

“Participamos do monitoramento da produção das frutas do Vale do São Francisco, da manga no estado do Ceará, do melão no Piauí e da cultura do mamão no Espírito Santo. Somos reconhecidos internacionalmente por órgãos e agências de pesquisa na área”, reforçou.

Participam também da reunião, cinco técnicos do Consórcio Salitre Plena Projetec que estão a serviço da CODEVASF, participando de capacitações com o objetivo de aplicar no controle e monitoramento das moscas das frutas no projeto irrigado do salitre.

Até o dia 23 de março, os técnicos conhecerão os laboratórios e a colônia das moscas das frutas (Ceratitis capitata) além de todo o processo de produção e esterilização das moscas através da Técnica do Inseto Estéril – TIE. Ainda durante esta semana, os representantes do governo do Panamá visitarão propriedades rurais que integram o programa de monitoramento das moscas. Também conhecerão uma Packing House onde as frutas são vistoriadas e recebem tratamento térmico para matar as larvas das moscas, garantindo a qualidade do produto para o mercado externo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *