Sem palanque, Bolsonaro teve ato esvaziado em Pernambuco

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) fez nesta 5ª feira (13.out.2022) sua 1ª viagem ao Nordeste depois do 1º turno das eleições de 2022. Em ato de campanha na praia de Boa Viagem, em Recife (PE), discursou para um público pequeno  – 1.791 pessoas no total. Na região, o presidente não tem candidatos competitivos para o 2º turno. Em seu palanque, estavam o ex-ministro Gilson Machado (PL-PE) e Anderson Ferreira (PL-PE), ambos derrotados.

Bolsonaro busca aumentar sua popularidade entre o eleitorado nordestino e reverter votos para o 2º turno. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em todos os Estados do Nordeste. No total, Bolsonaro saiu vitorioso em 13 unidades da Federação, enquanto Lula venceu em 14 Estados.

O Poder360 calculou o público em áreas com maior e menor densidade de pessoas. Depois de analisar vídeos disponíveis e imagens registradas durante o ato, é possível dizer que a aglomeração teve 1.791 pessoas.

Em 5 de outubro, em uma de suas lives, Bolsonaro relacionou as taxas de analfabetismo na região nordestina à vitória do ex-presidente Lula. “Lula venceu em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses Estados? No nosso Nordeste”, declarou.

Três dias depois, em 8 de outubro, a campanha de Bolsonaro fez um aceno ao eleitorado do Nordeste no Dia do Nordestino. Com uso de xilogravura em sua inserção, o chefe do Executivo pediu votos na região, onde seu adversário na corrida presidencial lidera.

No discurso em Recife nesta 5ª feira (13.out), Bolsonaro afirmou que Lula será derrotado no 2º turno da eleição e que o petista recebeu a maioria dos votos dos presos no Brasil. “Lugar de ladrão é na cadeia”, afirmou.

O presidente também declarou que o governo desonerará a folha de pagamento da área da saúde, que não está inclusa na lista dos 17 setores beneficiados atualmente. O chefe do Executivo afirmou ter sugerido a proposta ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *