A superintendente de Ensino, Willany Cunha, destacou a importância dos diversos mecanismos desenvolvidos pela Seduc e enfatizou a importância da parceria com os profissionais da educação para o alcance de bons resultados. “O período de pandemia impactou a educação em todo o Brasil e, aqui em Juazeiro, não seria diferente. A Secretaria buscou várias formas de atenuar esses impactos e desenvolveu diversas alternativas e iniciativas para suporte a alunos, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos. Percebemos o quão importante foi o empenho de todos os profissionais envolvidos na educação em tempos de pandemia, aliado a tecnologia para obtenção dos resultados dos Anos Finais em nossa rede municipal, a exemplo da Plataforma Escola Presente, em que os professores ministraram aulas síncronas e assíncronas”, explicou Willany Cunha.
Nos Anos Iniciais, o município registrou uma taxa de aprovação de 98%, apesar da redução da pontuação para 5,1, que refletiu o contexto da pandemia, além de diversas situações alheias, como por exemplo a ausência do estudante na data de realização da prova, que exige 80% de participação mínima de cada turma para aferição de resultados.
O Ideb
O Ideb é calculado a partir da participação dos alunos e escolas nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), instrumento utilizado para avaliar a qualidade da educação brasileira, para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
Aprovação
O Conselho Nacional de Educação (CNE) orientou as redes de ensino, por meio de parecer, a evitar a reprovação de alunos com frequência assídua no letivo de 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Vale destacar, que a participação efetiva do aluno nas atividades da rotina escolar foi critério essencial para aprovação.