Para comemorar o sucesso do Programa Justiça e Cidadania, criado em 2009, o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, realizou nesta sexta feira (29), a entrega de um automóvel para a Vara da Infância e Juventude do município, órgão que coordena o Programa. Entre os presentes na cerimônia, estavam o juiz de direito da Vara da Infância e Juventude e coordenador do Programa Justiça e Cidadania, Marcos Bacelar, e 25 juízes e 25 promotores de comarcas da capital e interior do Estado de Pernambuco.
Criado em 2009, o Programa Justiça e Cidadania foi idealizado pela Prefeitura Munipal de Petrolina e pelo Poder Judiciário, e é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com outros órgãos, que têm como objetivo contribuir para a redução da violência, capacitar e incluir crianças e adolescentes em programas sociais. As ações são realizadas em escolas municipais e estaduais, com trabalho preventivo, através de palestras sobre temas ligados a violência e trabalho infantil dentro das escolas.
“Quero enfatizar e agradecer a parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário, que juntos têm trabalhado para cuidar das nossas crianças e adolescentes, produzindo uma consciência cidadã sólida em nossas escolas”, ressaltou o prefeito Julio Lossio.
Em dez ações, o Justiça e Cidadania já realizou mais de 13 mil atendimentos jurídicos, psicossociais e admoestações para crianças, adolescentes, pais, responsáveis, proprietários de bares e similares nos bairros de Petrolina, um trabalho que despertou a atenção dos juízes e promotores, que vieram conhecer o programa e adaptá-lo a suas realidades. “Pernambuco deve muito a Petrolina, porque é o primeiro município a estabelecer uma ação real e institucional de combate ao flagelo da violência nas escolas, então o ponto de partida para erradicar essa situação será essa cidade, que está de parabéns pelo brilhante trabalho”, salientou o juiz de direito da Vara Regional da Infância e Juventude das comarcas da capital e interior, Marcos Brandão.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho Tereza Virginia de Carvalho, a violência nas escolas é um problema de proporção nacional, mas através desse programa, Petrolina se destaca na defesa pela paz nas escolas. “Entendemos que essa aliança firmada entre o poder judiciário e a Prefeitura de Petrolina tem vital importância para a redução da violência social dentro das escolas, e Petrolina saiu na frente, levando orientação e controle às escolas, mudando a realidade que é vivenciada em todo o país”, destacou.
Prefeitura de Petrolina lança campanha de enfrentamento ao crack e outras drogas
Durante o evento, o Programa Justiça e Cidadania lançou a campanha de enfrentamento ao crack e outra drogas, que será intensificada com o apoio da polícia militar e civil, da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, de Educação e de Desenvolvimento Social e Trabalho.
A campanha de enfrentamento ao crack e outras drogas abrangerá todo o município de Petrolina, nas escolas publicas da rede municipal, estadual e privadas, entidades, associações e instituições, sociedade civil e conselhos municipais.
Texto: Mônica Silvestre
Foto: Gilson Pereira
Ascom/PMP