Estudantes e professores da Uneb preparam ato contra o Governo Wagner

 

A greve dos docentes da universidades estaduais da Bahia está mobilizando professores e estudantes em defesa do ensino universitário no Estado. Aproveitando a visita do governador Jaques Wagner à região norte da Bahia, professores e alunos do Campus III estão preparando uma manifestação a favor da instituição. O ato acontecerá na fábrica da Moscamed, em Juazeiro, na manhã deste sábado onde o governador assinará uma ordem de serviço.

 

 

 

 

A professora do Curso de Comunicação Social, Andréa Cristiana Santos, explicou a importância do ato deste sábado. Segundo a docente, a mobilização é para reivindicar um ensino público de qualidade. “ Amanhã, toda a comunidade está convidada para um ato contra a política de contenção de verbas orçamentárias do governo do estado da Bahia. Nós vamos protestar contra a falta de uma política para o ensino superior universitário. Uma política que valorize o professor, o estudante, o servidor técnico. Esse é um ato para mostrar que a universidade é importante para a sociedade, esclarece.


De acordo com as informações da docente, a Universidade do Estado da Bahia tem deficit de professores efetivos e não pode contratar professor visitante. Ela afirma que o governador não conhece a realidade do Campus III e fez um convite ao petista. “ Seria importante que o governador viesse ao campus III. Ele deveria ver que nós fazemos pesquisa com poucos laboratórios, material jornalístico com gravador de aluno, o que é uma vergonha. Nós não temos condições de oferecer uma educação de qualidade se não há investimento”, declara.


Para o protesto de amanhã, os alunos confeccionaram dezenas de cartazes para tentar chamar a atenção de Jaques Wagner. Cursando o oitavo período do curso de comunicação, Natália Carneiro reforça a importância do protesto e diz que mesmo a greve podendo atrasar a sua formatura ela concorda com movimento. “ Nós podemos um dia ser os professores da universidade, mas com o governo que ele (Wagner) vem fazendo quem quer dar aula nas estaduais?” protesta a estudante.

 

 

Texto: Emerson rocha

Fotos: Emerson Rocha e Laércio Lucas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *