SEMANA DE SAÚDE EM JUAZEIRO FINALIZA COM BALANÇO POSITIVO

blogqsp.saudedomicilioA Semana de Saúde em Juazeiro, que começou na segunda-feira (11) e encerrou nesta sexta-feira (15), terminou com um saldo positivo de mais de 40 escolas visitadas e uma média de 5.000 alunos assistidos.

Abordando o tema “Combate à Obesidade e Saúde Ocular”, as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE), com o apoio das Unidades Básicas de Saúde e educadores, realizaram palestras, atualização da caderneta da criança com a verificação de peso, altura e vacinas, aplicação de flúor, entre outras ações de saúde.

Na Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Pereira Paixão visitada esta manhã pela equipe da UBS do bairro São Geraldo, por exemplo, foi só animação. Os alunos receberam com entusiasmo a novidade e demonstraram não ter receio nem de tomar a agulhada da vacina, como é o caso de André Ricardo de apenas seis anos.

“Gostei principalmente de me pesar. Estava com uma vacina atrasada e tive que tomar uma injeção, mas não tenho medo não”, disse o garoto servindo de exemplo aos demais.

O enfermeiro Eduardo Rafael de Souza afirmou que a ação é de extrema importância, pois auxilia a busca ativa de pacientes. “Muitas vezes os pais não levam as crianças ao postinho e estas ficam sem atendimento. A Semana de Saúde é uma oportunidade interessante de repassar informações, colocar a caderneta em dias e estimular os alunos a ter uma vida mais saudável”, explicou o gerente da UBS do São Geraldo.

A gestora Ileane Damasceno Imoto aprovou a iniciativa, que teve sua primeira edição realizada no ano passado. “Acho que essa interação entre saúde e educação é uma necessidade. Na escola, por exemplo, nós temos às vezes dificuldades de aprendizagem provenientes de questões de saúde não assistidas. Por isso, essas ações são mais que bem vindas”, ressaltou.

Durante a manhã Ileane também revelou que a unidade de ensino onde atua irá acatar a sugestão do enfermeiro Eduardo de manter um prontuário na ficha individual de cada aluno. “Caso os pais percam a caderneta da criança nós iremos ter no nosso arquivo os dados da saúde do aluno”, justificou.

A gestora também fez questão de destacar a importância das parcerias. “Aqui na escola saúde é para todos, inclusive para a comunidade. Os nossos professores de educação física dão aula de ginástica para o pessoal do bairro três vezes por semana. Além disso, a comunidade também é contemplada com aulas de inglês, informática e música, que fazem bem para a mente”.

Essa foi mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro – através do PSE – que confirma o interesse da gestão em permanecer efetivando atividades para melhorar a vida de crianças e adolescentes. A realização da Semana Saúde na Escola – que é uma proposta dos Ministérios da Saúde e Educação para o Brasil – também contribuiu, no ano passado, para a conquista dos Selos “Município Aprovado” e “Prefeito Amigo da Criança”.

Por Anna Monteiro / Seduc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *