O Sebrae em Juazeiro promoveu na terça-feira (12), no Distrito de Irrigação de Curaçá (DIC), um encontro com produtores rurais e fruticultores com o objetivo de apresentar o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATEG), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Thiago Firmato, coordenador de programas do Senar, foi o responsável pela apresentação do programa aos 60 produtores inscritos, que terão assistência técnica e gerencial de dois técnicos durante o período de dois anos.
Representando o Sebrae, o gestor de projetos Isael Pina Junior considerou o encontro como mais uma ação fundamental para fortalecer a parceria institucional no apoio aos produtores rurais vinculados à cadeia da fruticultura, e enfatizou a importância do papel do Sebrae em todo processo. “Além das orientações técnicas para as boas práticas do controle da mosca da fruta, o Sebrae oferece aos pequenos produtores rurais um subsídio de 70% do valor total dos serviços”, afirmou.
Pina lembrou que para participar do programa de monitoramento de moscas das frutas, “é obrigatório ter a área cultivada com frutas hospedeiras, totalmente monitorada com os devidos controles da praga”.
O encontro contou também com a representante da Biofábrica Moscamed, Kécia Michaelli. A empresa é credenciada pelo Sebrae para executar os serviços de consultoria por meio do programa Sebraetec para monitoramento da mosca das frutas na Região do Vale do São Francisco
Por Carlos Humberto