MUSEU ITINERANTE MONSANTO CONTINUA EM EXPOSIÇÃO EM PETROLINA

blogqsp.águaPinturas, fotografias e vídeos selecionados com a temática água estão em exposição no hall da Reitoria da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

A mostra, inaugurada nessa terça-feira (12), faz parte do projeto cultural Museu Itinerante, que traz a Petrolina a Exposição Arte/Água: essenciais para a vida. O projeto é organizado pela Elo3 Integração Empresarial, com o patrocínio da Monsanto do Brasil e parceria das secretarias de Educação e de Cultura de Petrolina.

O museu expõe 40 reproduções de obras nacionais e internacionais de artistas consagrados seguindo o tema água e divididas em cinco subtemas: Rio, barco e luz; Mar; Corpo e saúde; Nuvem, névoa e chuva; Planta e bicho, que tem curadoria da artista plástica Vera Barros.

Junto com a exposição, o Museu Itinerante ainda trabalha um projeto de arte-educação, em parceria da secretaria de Educação, capacitando os professores da rede pública de ensino, através de um workshop gratuito realizado na última segunda-feria (11), ministrado pela curadora. De acordo com a secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, a iniciativa proporciona aos jovens petrolinenses uma vivência de educação artística, além de uma democratização do acesso a Cultura. “A exposição Arte/Água possibilita aos alunos conhecer obras nacionais e internacionais, democratizando a cultura, e a observar, vivenciar a emoção, a reflexão de uma obra de arte”, afirma Célia.

Além disso, os alunos da rede municipal receberão um livro de estudos, que contém todas as obras e assuntos relacionados a questão da água. O Museu Itinerante expõe, também, uma produção artística local. Em Petrolina, a obra escolhida foi uma fotografia do fotográfo Marcus Ramos, que retrata o por do sol visto da Orla de Petrolina, utilizando um contraluz da barquinha no primeiro plano e da ponte em segundo. Para a diretora da Elo3, Fernanda Del Guerra, a exposição tem como objetivo fazer da arte um meio das pessoas discutirem um tema urgente, que é a água.

Petrolina é a primeira cidade a receber a exposição Arte/Água, que depois seguirá para Salvador (BA) e cidades em Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo a gerente de sustentabilidade da Monsanto, Daniela Mariuzzo, Petrolina foi escolhida devido a importância do Rio São Francisco para região. “Primeiramente nós escolhemos Petrolina porquê a Monsanto gosta de estar próxima a cidade que ela atua, segundo pela importância que o Rio São Francisco é para a região”, conta Daniela.

O projeto Museu Itinerante existe desde 2008 e é viabilizado com recursos obtidos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rounat. Em Petrolina a exposição Arte/Água ficará aberta até quatro de abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados das 8h às 12h, na Reitoria da Univasf. A entrada é gratuita.

Fernanda Marins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *