SMS se pronuncia sobre denúncias feitas na câmara de Petrolina sobre o TFD

 

Sobre as denúncias feitas nesta quarta-feira (27), durante a sessão na Câmara sobre o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que nos últimos meses a SMS vem trabalhando em uma reestruturação do serviço do TFD. Nesta semana os pacientes do TFD passaram a contar com uma quarta alternativa de transporte para Recife. Além das ambulâncias e avião para os casos selecionados, temos a Empresa Aliança e agora a Empresa Progresso para fazer as viagens. Desde novembro vínhamos tendo 3 viagens semanais, e a partir do domingo, passamos a contar com 6 viagens semanais de ônibus. Desta forma, os pacientes que podem ir e voltar no mesmo dia.

Sobre a estrutura, ressaltamos que durante o carnaval uma equipe de manutenção da Secretaria esteve na Casa de Apoio de Petrolina, em Recife, realizando uma reforma, fazendo reparos em pontos críticos da casa. Entretanto, ainda enfatizamos que outras mudanças serão feitas na parte estrutural para que os pacientes tenham o máximo de conforto possível em um ambiente humanizado. Uma segunda etapa de reforma esta prevista para ser iniciada na segunda quinzena de maio. Este final de semana que passou inclusive foi realizada desratizacao, demanda prontamente atendida.

Em relação aos alimentos, desconhecemos que os pacientes estão recebendo uma alimentação não adequada, pois todo o cardápio é elaborado por um nutricionista e quinzenalmente sao enviados grandes volumes de alimentos variados.

Por fim, reconhecemos que houve imprevistos inerentes a implantacao de qualquer servicos novo com a disponibilzacao do novo transporte pela empresa Progresso. A propria empresa notoriamente reconheceu as falhas e já está reparando aos usuários todos os transtornos causados. Nesta data de 27/04 onibus exclusivo saiu pontualmente da Secretaria de Saude com destino a Recife, a servico do TFD e de Petrolina. 

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *