AME Leonor Elisa no Dom Avelar atinge marca de mais de 26 mil atendimentos

 

Com oito meses em funcionamento, a Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família – Leonor Elisa, localizada no bairro Dom Avelar, atingiu neste mês de abril, a marca de mais de 26 mil atendimentos. A AME Saúde da Família foi inaugurada em julho de 2010, com a proposta de levar um atendimento humanizado, disponibilizando diversos serviços à população. A meta do prefeito Julio Lossio é implantar 20 Unidades em toda a cidade, entre área urbana e rural. No momento, estão em construção cinco AMEs, Lia Bezerra, no José e Maria; João Moreira, no Henrique Leite; Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo; Manoel Possídio, na Areia Branca e a AME de Izacolândia,

Em relação aos atendimentos na Leonor Elisa, ao todo, foram registrados 26.653 consultas, sendo 10.055 com médicos, 7.119 com enfermeiros e 9.479 procedimentos com cirurgiões dentistas. Os serviços são disponibilizados para a população dos bairros Dom Avelar, Terras do Sul, Vila Rotary, Padre Cícero, São Joaquim e São Jorge. Em seu projeto original, as AMEs foram programadas e equipadas para atender, cada uma, uma população de 15 mil habitantes, com cerca de quatro equipes de saúde da família.

“Atingir este número de consultas é um dado significativo, pois mostra que o projeto idealizado está funcionando assim como esperávamos. Mostra também o quanto estamos trabalhando para melhorar a saúde da população de Petrolina. Essa AME foi a pioneira, outras já estão em processo de construção e o que esperamos é que em breve as novas unidades possam realizar o mesmo quantitativo de atendimentos, pois só quem tem a ganhar é a população”, esclareceu o prefeito Julio Lossio.

Em relação às construções, entre as obras, onze serão implantadas com recursos do próprio município e nove com recursos federais, com contrapartida do município. “Para definir a construção destas unidades, tivemos primeiro que fazer um mapeamento da cidade, realizando um estudo, para identificar as áreas mais viáveis e que poderiam atender um maior número de pessoas, sem que houvesse maiores transtornos. Tivemos também que mostrar nossa proposta ao Ministério da Saúde para que pudéssemos conseguir parcerias. Esperamos em breve começar novas obras”, afirmou a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Atendimentos – Dentro do conceito que foi idealizado, a AME Saúde da Família é uma Unidade Primária de Saúde (UPS), montada com uma estrutura diferenciada, com ampla recepção, salas climatizadas e informatizadas. As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) atendem em horário ampliado, das 7h às 21h, onde são oferecidos serviços de clínicas médica, odontológica e de enfermagem, realização de pequenos procedimentos, como curativo, nebulização, suturas e pequenas cirurgias, serviços de imunização, dispensação de medicamentos e coleta de exames de patologia clínica e citopatológica. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) oferece atendimentos com psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos e ginecologistas, juntamente com os serviços de promoção à saúde. 

Texto e foto: ASCOM PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *