VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE PETROLINA REALIZARÁ BUSCA ATIVA DE HANSENÍASE

BLOGQSP.HANNo intuito de intensificar o combate à Hanseníase em crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com as Secretaria de Educação (SMEP), realizará, entre os dias 18 e 22 de março, uma busca ativa de hanseníase em estudantes de 5 a 15 anos, alunos da Rede Municipal de Ensino.

A campanha tem como objetivo identificar casos suspeitos da doença e encaminhar os pacientes para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

Para o técnico em vigilância epidemiológica da SMS, Francisco Freitas, a campanha é importante, pois orienta as pessoas que têm um maior contato com os alunos nas escolas sobre os perigos da hanseníase.

“Diretores e coordenadores estarão habilitados a detectar qualquer sinal suspeito de Hanseníase no aluno, assim poderão orientar os pais a procurarem uma das Unidades Básicas de Saúde de Petrolina, caso encontrem algum sinal suspeito” explicou.

A Coordenadora de educação, Maria Araújo, percebe a necessidade de cada professor estar apto a reconhecer os sinais que podem caracterizar a hanseníase. “Os professores de educação física sempre tem um contato visual maior com a pele das crianças, esse professores poderão identificar com maior facilidade qualquer mancha suspeita” enfatizou a coordenadora. Além da busca ativia para hanseníase, os alunos também serão avaliados quanto a existência da geohelmintíase. Doença provocada por parasitas e encontrada frequentemente em crianças e adultos, tanto no meio urbano como na área rural.

Hanseníase – é uma doença infecto contagiosa que pode ser transmitida de uma pessoa infectada para a outra. A doença é causada por uma micro-bactéria mais conhecida como Bacilo de Hansen. Os principais sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade.

AURILIO MARCOS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *