EVENTO DA EMBRAPA DISCUTE DOENÇAS DA VIDEIRA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

blogqspvitinicultura (1)A Embrapa Semiárido realiza, entre os dias 13 e 15 de março, o I Workshop sobre Doenças da Videira no Vale do São Francisco.

O evento, que acontece no auditório da Univasf, em Juazeiro (BA), pretende trazer para a discussão diversos problemas que colocam em risco a competitividade da cultura da uva na região.

De acordo com a coordenadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido Maria Angélica Barbosa, o setor vitivinícola sofre com a ocorrência de doenças com as quais grande parte dos produtores ainda não estão familiarizados. Por isso, é importante o esclarecimento sobre os sintomas, danos, formas de controle e diagnóstico das diferentes doenças, sejam elas provocadas por vírus, bactérias, fungos ou nematoides.

Durante o workshop, também serão apresentados resultados de pesquisas sobre o cancro bacteriano. Entre as respostas obtidas nestes estudos estão questões como a sobrevivência da bactéria Xanthomonas campestris pv. viticola (causadora da doença) em tesouras de raleio e desinfestação de ferramentas de cultivo e água utilizada na produção de mudas de videira, tratamento de bacelos, gama de hospedeiro e possibilidades para o manejo da bactéria em campo.

Serão discutidos ainda aspectos referentes às implicações da introdução de novas variedades de videira no Vale do São Francisco e a regulação necessária para a melhoria fitossanitária na região.

O workshop é voltado para técnicos e produtores, e contará também com a presença pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país, além de representantes das Agências de Fiscalização Agropecuária dos Estados da Bahia e de Pernambuco e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no local, das 8h às 9h do dia 13 de março, ou antecipadamente, no período de 07 a 12 de março, no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções de Petrolina. Devido à limitação do espaço, serão disponibilizadas apenas 110 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *